Secretaria dos Transportes do Estado de São PauloSecretaria dos Transportes do Estado de São PauloO fundo abriga documentos produzidos de 1869 a 1997. Entre os produtores dos documentos estão diversos órgãos que responderam pela promoção, coordenação e fiscalização do sistema de transporte da província e, mais tarde, do estado de São Paulo. Assim, o fundo conta com documentos produzidos pela Diretoria Central de Obras Públicas, criada no período imperial, até os Departamentos Ferroviário, Hidroviário e Rodoviário da Secretaria dos Transportes. Embora não seja muito extenso, o fundo contém processos importantes sobre a implantação, modernização e estatização da malha ferroviária paulista. O documento mais antigo é uma minuta de contrato da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de 1869, para construção da linha ligando Jundiaí a Campinas; enquanto o mais recente é de 1997, data do pedido de arquivamento do processo de asfaltamento de uma estrada requerida pela prefeitura de Piracicaba.
Boa parte dos 392 documentos recolhidos do extinto Departamento Ferroviário da Secretaria dos Transportes diz respeito a concessão, construção, prolongamento e subvenção de linhas férreas. A construção de uma estrada de ferro obrigava a elaboração de projetos que justificassem o empreendimento e a obtenção da concessão. Para tal, o concessionário mandava executar estudos preliminares que serviam de base para o contrato. Aprovados os estudos preliminares, elaboravam-se os estudos definitivos, que deviam conter todas as informações necessárias para a execução das obras, como traçado de linha, custos e especificação dos trabalhos. Todos esses estudos precisavam ser aprovados pelos órgãos governamentais dentro de um prazo determinado, e compõem parte dos processos acumulados pela Secretaria dos Transportes.
O acervo do Departamento Ferroviário contém um grande número de solicitações de concessão, muitas das quais careciam de garantias de que o empreendimento fosse viável, enquanto outras diziam respeito a trechos que tinham a finalidade única de dar a alguns fazendeiros acesso às principais ferrovias do estado. Há também um número significativo de pedidos de subvenção, pareceres, alteração de contratos e normas legais, e até de projetos inusitados de construção de túneis submarinos e transporte por cabos aéreos. A documentação contempla ainda os projetos de eletrificação das linhas férreas, de recuperação e encampação de ferrovias e de organização de um centro de ensino profissionalizante para os ferroviários, além de estudos sobre a concorrência das rodovias, valor das tarifas e a implantação de um serviço de metrô em 1956, visando atender o transporte de passageiros na região metropolitana de São Paulo.
Os relatórios da Diretoria de Viação, recolhidos junto aos processos do Departamento Ferroviário, contêm informações que abrangem o transporte rodoviário, aéreo e hidroviário. O acervo do Departamento de Estradas de Rodagens, recolhido em 2014 e 2015, contém processos de contratação de obras de engenharia rodoviária, produzidos e acumulados entre 1919 e 1997. Contém também mapas e documentos sobre transporte fluvial, referentes ao pagamento de serviços de ferry-boats e balsas, processos de fiscalização de linhas de ônibus no interior do estado, processos de regulamentação do transporte rodoviário, além de solicitações de indenização por obras e de autorização para exploração de anúncios em estradas, datado de 1938.1869-00-00/1997-00-00image/jpeg- Dimensão: 64 caixas, 1 livro, 1 livro-talão e 61 mapas e plantas. (9,04 metros-lineares)
- Suporte: papel.
- Gênero: cartográfico e textual.http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/secretaria-dos-transportes-of-13-83-s-i;dcBR SPAPESP SETRANSalemãoespanholfrancêsinglêsportuguêshttp://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/arquivo-publico-do-estado-de-s-ao-paulo;isdiahArquivo Público do Estado de São PauloDocumentos sem restrição de acesso.