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Repartição de Estatística e Arquivo do Estado de São Paulo

Identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma(s) autorizada(s) do nome

Repartição de Estatística e Arquivo do Estado de São Paulo

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

Identificadores para entidades coletivas

Descrição

Datas de existência

1892-1938

História

Criada pelo decreto nº 30, de 10 de março de 1892, a Repartição de Estatística e do Arquivo do Estado assumiu as atribuições da antiga Seção de Arquivo da Secretaria de Governo da Província de São Paulo. Subordinada à Secretaria do Interior, a Repartição ficou incumbida de guardar, organizar e preservar toda a documentação legislativa, administrativa, histórica e geográfica de São Paulo, e de produzir, imprimir e publicar quadros estatísticos das “condições físicas, econômicas e morais do estado de São Paulo”, dando-lhes “a maior publicidade possível”. A Repartição foi estruturada inicialmente em três seções, duas para produzir estatísticas e uma para gerir o arquivo, considerado depósito da “tradição e da história de São Paulo”. Antônio de Toledo Piza, um dos seus mais operosos diretores concebeu a ideia de divulgação das fontes históricas relativas ao tempo colonial, direcionando o trabalho dos arquivistas para a seleção, transcrição e publicação de manuscritos antigos. De 1894 até seu falecimento em 1905, Piza publicou 43 volumes de transcrições com a série de publicações oficiais Documentos Interessantes para História e Costumes de São Paulo. Em decorrência da lei nº 666 de 6 de setembro de 1899 passaram a ser recolhidos documentos de natureza diversa, papéis, autos e livros existentes nos cartórios dos escrivães do judicial, oficiais de registro e tabeliães de notas, anteriores ao século XIX. O volume de documentos acumulados fez com que o governo criasse uma comissão para avaliar a massa documental recolhida pelo Arquivo. Munida de poderes para eliminar documentos, a comissão recomendava a publicação dos documentos considerados interessantes para a história de São Paulo, enquanto mandava incinerar papéis avaliados como “inúteis”. Ao chegar em 1930, a Revolução forçou uma restruturação do estado e trocou o comando dos órgãos públicos. Com a extinção da poderosa Secretaria do Interior, a Repartição de Estatística e do Arquivo acabou transferida para a Secretaria de Justiça e depois para a Secretaria da Educação e Saúde Pública, onde teve seu prestígio diminuído. A Repartição continuou com suas atribuições e modo de trabalho até passar por uma profunda reforma quando em 1936 todos os estados brasileiros ratificaram a Convenção Nacional de Estatística que estabelecia a obrigatoriedade da publicação padronizada e regular de anuários estatísticos estaduais. Assim, em 1938 é criado pelo decreto nº 9.036, de 14 de março, o Departamento Central de Estatística do Estado de São Paulo em seguida renomeado e regulamentado pelo decreto nº 9.330, de 15 de Julho, Departamento Estadual de Estatística, diretamente subordinado à Secretaria da Interventoria Federal. Subordinado à Secretaria de Educação e Saúde a antiga repartição, agora sem suas seções de estatística, passou a denominar-se, através do decreto nº 9.285, de 1º de julho, Departamento do Arquivo do Estado. A consequência imediata dessa mudança foi o Arquivo tornar-se uma entidade imersa em serviços de catalogação, fichamento, restauração, transcrição de documentos antigos, embora uma parte considerável do trabalho continuasse voltada para o fornecimento de certidões, desentranhamento de papéis e recolhimento de documentos.

Locais

Status legal

Funções, ocupações e atividades

Segundo o decreto nº 124, de novembro de 1892 que regulamenta o órgão:
Artigo 1.º - A repartição terá por fim:
§ 1.º - Incumbir-se de todos os trabalhos estatísticos que possam aproveitar ao exato conhecimento das condições físicas, econômicas, industriais, comerciais, politicas, administrativas, morais e intelectuais do Estado de S. Paulo; e da guarda de documentos e papeis, oficiais ou não, que interessarem, sob qualquer ponto de vista, à história de São Paulo, em especial, e do Brasil, em geral, dando-lhes a máxima publicidade.
§ 2.º - Prestar as informações estatísticas de que carecer a administrarão pública do Estado.
§ 3.º - Dirigir os trabalhos do recenseamento geral da população do Estado, e os que por acordo com a Diretoria Geral de Estatística da União lhe forem cometidos.
§ 4.º - Publicar anualmente o relatório dos trabalhos executados e, logo que seja possível, o resultado parcial destes.
§ 5.º - Propagar por todos os meios, a seu alcance, as vantagens e necessidades da estatística, promovendo o concurso da iniciativa particular para o fornecimento de informações relativas a esta repartição.

Mandatos/Fontes de autoridade

Principais dispositivos legais:
Criação: decreto nº 30, de 10 de março de 1892
Estruturação: decreto nº 124, de novembro de 1892 – regulamento
Reestruturação: decreto nº 2.187, de 26 de dezembro de 1911 - regulamento
Reestruturação: decreto nº 5243, de 27 de outubro de 1931 – transferência para a Secretaria de Educação e Saúde
Reestruturação: decreto nº 9.036, de 14 de março de 1938 – Cria o Departamento Central de Estatística do Estado de São Paulo transferindo para este os serviços correspondentes a seção de estatística da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado e a Comissão Central do Recenseamento. Corrigido pelo decreto nº 9.330, de 15 de Julho renomeando o órgão para Departamento Estadual de Estatística, diretamente subordinado à Secretaria da Interventoria Federal.
Reestruturação: Decreto nº 9.285, de 1º de julho de 1938 – Reorganização sem as seções de estatística passando a denominar-se Departamento do Arquivo do Estado.

Estruturas internas/genealogia

Segundo o decreto nº 124, de novembro de 1892 que regulamenta o órgão a repartição era composta por três seções:
A primeira seção responsável pela administração e, ainda, pelo serviço estatístico referente à população, imigração e emigração e colonização.
A segunda seção incumbida pela todos os serviços relativos às estatísticas econômicas, instrução pública, demografia sanitária, beneficência, correios e telégrafos, agua e esgotos...
A terceira seção encarregada da guarda do Arquivo do Estado.

Contexto geral

Relacionamentos

Controle

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2014

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Centro de Acervo Permanente / APESP

Ações