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9G4 - Assistência aos Municípios
Relatórios

Identificador

9G4

Título

Assistência aos Municípios

Data(s)

  • 1892 - 1988 (Produção)

Descrição

Além dos negócios afeitos à saúde e educação, cumpria à Secretaria do Interior a organização política do estado, a harmonia entre os poderes estaduais e locais e o auxílio aos municípios. A Secretaria do Interior tinha entre suas responsabilidades a supervisão de algumas atribuições afeitas à municipalidade, tanto no que se referia à prestação de contas dos municípios quanto ao fomento de obras que contribuíssem para o desenvolvimento local (1). Nos anos 1930, refletindo a nova organização do país, foi criado na Secretaria do Interior o Departamento de Organização Municipal, que se tornaria uma repartição autônoma sob a denominação de Departamento de Administração Municipal, diretamente subordinada ao Interventor Federal (2). Entre as atribuições do Departamento de Administração Municipal estavam a de dar provimento aos prefeitos, elaborar o orçamento das prefeituras, uniformizar sua contabilidade e tomar conta da arrecadação e despesas municipais.
Em 1935, com a promulgação da Lei Orgânica dos Municípios o Departamento de Administração Municipal passou a denominar-se Departamento das Municipalidades, tornando-se um órgão de assistência técnica e fiscalização das finanças municipais, subordinado à Secretaria da Justiça e Negócios do Interior (3). O Departamento das Municipalidades foi suprimido pela Constituição de 1947, que transferiu parte de suas atribuições para a Secretaria de Governo. Em 1955 é criado o Serviço de Assistência Jurídica aos Municípios, sob responsabilidade do Procurador Geral do Estado (4). Esse serviço seria incorporado à Secretaria do Interior em 1966, junto ao Departamento de Assistência aos Municípios (5). Em 1970 o Departamento de Assistência aos Municípios foi extinto, tendo seu acervo encaminhado ao recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) (6). Entretanto, as atribuições relativas à organização municipal permaneceram na Secretaria do Interior até sua extinção, em 1988 (7).
Neste grupo estão reunidos requerimentos e ofícios enviados ao Secretário do Interior com solicitações de exoneração, licença, aposentadoria e nomeação de funcionários municipais; encaminhamento de resoluções solicitando aprovação; informações sobre eleições; solicitação de fechamento de escolas devido a epidemias; registro de atos de exoneração ou nomeação para cargos de membros do Conselho de Intendência; além de processos de diversas prefeituras, requisitando auxílio financeiro, doações, serviços e instalação de órgãos.

(1) Decreto nº 28, de 1 de março de 1892.
(2) Decreto nº 4.790-A, de 10 de dezembro de 1930 e Decreto nº 4.918, de 3 de março de 1931.
(3) Lei nº 2.484, de 16 de dezembro de 1935.
(4) Decreto nº 24.161, de 18 de janeiro de 1955.
(5) Decreto nº 9.364, de 31 de maio de 1966.
(6) Decreto de 20 de maio de 1970.
(7) Decreto nº 29.355, de 14 de dezembro de 1988.

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  • Dimensão: 289 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

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Direitos

Sem restrição de acesso.

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