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16SG6 - Estrada de Ferro Araraquara
Relatórios

Identificador

16SG6

Título

Estrada de Ferro Araraquara

Data(s)

  • 1934 - 1962 (Produção)

Descrição

Em 1895, o governo estadual concedeu aos cafeicultores de Araraquara licença para construção e exploração de uma estrada de ferro, ligando a cidade de Araraquara a Taquaritinga (1). O primeiro trecho da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) foi inaugurado em 1898, e três anos depois todo o traçado estava concluído. Em 1914, a EFA teve sua falência requerida pelos acionistas. Colocada em leilão, a EFA foi comprada pela São Paulo Northern Railroad Company (2). Em 1919, o governador Altino Arantes desapropriou a EFA, depois de uma greve dos funcionários por falta de pagamento (3). Nas décadas seguintes, a EFA recebeu um pesado investimento do Estado (4). Após ter sua expansão concluída, foram iniciadas obras de retificação das linhas, modernização dos trens e inauguração de novas estações, visando a sua integração à malha da Cia. Paulista. Por fim, a EFA foi incorporada pela Cia. Paulista em 1967 e, cinco anos depois, absorvida pela FEPASA (5).

O subgrupo EFA contém documentos administrativos da ferrovia durante o tempo em que ela foi supervisionada pela SVOP. Entre eles, há processos de contratação e pagamento de pessoal, processos trabalhistas e pedidos de gratificação de funcionários. Existem também relatórios administrativos, um plano de obras de prolongamento da ferrovia, um processo de pagamento dos trilhos cedidos pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, além de vários processos de compra, permuta e venda de terrenos para diversos fins, como produção de lenha, construção de ramais e instalação de oficinas. Há ainda reclamações dos usuários por falta de vagões, tanto para o transporte de passageiros quanto para o transporte de café.

(1) Decreto nº 310, de 17 de setembro de 1895.
(2) Decreto nº 2.652, de 30 de março de 1916.
(3) Decreto nº 3.101, de 15 de outubro de 1919.
(4) STEFANI, Celia Regina Baider. O Sistema Ferroviário Paulista: um estudo sobre evolução do transporte de passageiros sobre trilhos. São Paulo: 2007. Dissertação de Mestrado apresentada ao departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, p.59-66.
(5) Decreto nº 10.410, de 10 novembro de 1971.

formato

image/jpeg

formato


  • Dimensão: 17 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Fonte

Idioma

português

Direitos

Documentos sem restrição de acesso.

Metadados de objeto digital

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