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16SG12 - Tramway da Cantareira
Relatórios

Código(s) de referência

16SG12

Título

Tramway da Cantareira

Data(s)

  • 1934 - 1942 (Produção)

Descrição

A construção do Tramway da Cantareira teve início em 1893, para facilitar o transporte de materiais para as obras do reservatório (1). Em 1905 a linha foi transferida para gestão da Inspetoria de Estradas de Ferro e Navegação e elevada à categoria de estrada de ferro (2). Em função das operações deficitárias e do aumento das despesas de custeio da ferrovia, o governo estadual tentou vendê-la, mas não houve interessados (3). A solução encontrada para diminuir o custo da ferrovia foi incorporá-la à Estrada de Ferro Sorocabana (4). Assim, a linha da Cantareira permaneceu em operação até 1965, quando foi completamente extinta.

O subgrupo contém processos relacionados às atividades administrativas da ferrovia, como sindicâncias e solicitações de benefícios. Há também processos de compra e venda de materiais, um processo de transporte de terra destinada ao aterramento de um galpão do Campo de Marte, e documentos relacionados aos serviços da Tramway da Cantareira, como um parecer sobre a sinalização na linha férrea. Contém ainda queixas dos usuários, um pedido de providências para que sejam evitados incêndios por fagulhas e uma ação possessória movida pela Klabin Irmãos & Companhia.

(1) Decreto nº 179, de 7 de junho de 1893.
(2) Decreto nº 1.301, de 23 de agosto de 1905.
(3) Relatório apresentado ao Presidente do Estado pelo Dr. José Oliveira de Barros, Secretário dos Negócios da Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Exercício de 1927. São Paulo: S. Paulo Editora Ltda., 1928, p. 146-242.
(4) Decreto-Lei nº 12.617, de 31 de março de 1942.

formato

image/jpeg

formato


  • Dimensão: 1 caixa.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Fonte

Idioma

português

Direitos

Documentos sem restrição de acesso.

Metadados do objeto digital

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