Ver registro de autoridad

Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidade coletiva

Forma autorizada del nombre

Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

  • Sociedade Paulista de Medicina Desportiva
  • SPAMDE

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

1942 -

Historia

Em 7 de setembro de 1942, foi fundada a Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física de São Paulo, cujos estatutos foram publicados no Diário Oficial nº 252, de 16 de dezembro de 1942, tendo sido registrada juridicamente de utilidade pública pela lei estadual nº 942, de 24 de janeiro de 1951. A fundação da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física foi registrada em ata de 7 de setembro de 1942 com a redação do seu estatuto, composto por 9 artigos (1).

Com o objetivo de promover o estudo e a divulgação da medicina relacionada à prática da educação física e dos esportes, em todas modalidades e graus, a Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física nasceu como sociedade civil sem fins lucrativos no contexto de criação de cursos de medicina especializada em educação física e desportes, em 1939, com a Escola Nacional de Educação e Desportes, na Universidade do Brasil (2), e em 1940, com a Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo (3).

Seu primeiro presidente foi o médico cardiologista Reynaldo Kuntz Busch, tendo exercido o seu mandato 11 vezes entre 1942 e 1973 (4).

Em Resolução de Assembleia Geral, de 8 de junho de 1976, a instituição recebeu a denominação de Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE), cuja sede na atualidade se localiza na Associação Paulista de Medicina (5).

(1) Ata registrada no 1º livro de atas das sessões mensais da Assembleia Geral da Diretoria e do Conselho Técnico da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física, realizadas entre 1942 e 1943. Fundo Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física. Notação 127.1.1
(2) Lei Federal nº 1.212/1939
(3) A Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo foi criada pelo decreto nº4.855, de 27 de janeiro de 1931, e iniciou suas atividades em 1934. Depois do reconhecimento de sua instituição pelo governo federal no decreto-lei nº 5.723, de 28 de maio de 1940, e no decreto-lei nº 16.531, de 6 de setembro de 1941, incorporou-se ao sistema estadual de ensino superior em 1958. Passou a integrar a Universidade de São Paulo em 1969 e se instalou no campus da cidade universitária Armando de Salles Oliveira em 1975. Atualmente é a Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP). Informações em Escola de Educação Física in Universidade de São Paulo: Alma Mater Paulista, pp. 69-70.EDUSP/Imprensa Oficial. São Paulo. 1998.
(4) O médico cardiologista Reynaldo Kuntz Busch, nascido em Limeira no ano de 1898, teve importante participação no estudo e na investigação científica na área da medicina esportiva. Também fez pesquisas na área de história e educação. Formou-se em 1935, pela Faculdade Fluminense de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Especializou-se em cardiologia em 1939 pela Faculdade de Medicina da USP e em medicina aplicada à educação física e esportes em 1942 na Escola Superior de Educação Física. Atuou como docente no Instituto de Educação da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Também foi diretor do Departamento Médico do Serviço Civil do Estado, diretor da Escola Normal Oficial de Pirassununga entre outras instituições. Foi membro da Associação Paulista de Medicina de Limeira, da Academia de Medicina de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte e foi sócio fundador da Academia Paulista de Educação. Faleceu em São Paulo em 1974. Informações biográficas de Reynaldo Kuntz Busch nos sites das referidas instituições e em seus livros, Ensino Normal em São Paulo. Legislação, evolução, organização, administração. Livraria Record Editora. São Paulo. 1935 e História de Limeira. Edição da Prefeitura Municipal de Limeira. Serviço de Educação e Cultura. 1967.
(5) Informações no site www.spamde.com.br/sobre-nos/estatuto/

Lugares

Estatuto jurídico

Funciones, ocupaciones y actividades

Mandatos/fuentes de autoridad

Estructura/genealogía interna

Contexto general

Área de relaciones

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación, revisión o eliminación

2019

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Acciones