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16SG5 - Estrada de Ferro Sorocabana
Relatórios

Identificador

16SG5

Título

Estrada de Ferro Sorocabana

Data(s)

  • 1928 - 1967 (Produção)

Descrição

A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi formalmente constituída em 1871, por um grupo de empresários e cafeicultores interessados em promover uma ligação ferroviária com a São Paulo Railway, que detinha o monopólio do transporte por trens até o porto de Santos (1). Enfrentando sérias dificuldades financeiras, a EFS precisou ser liquidada e leiloada em 1904 (2). No ano seguinte, o governo do estado comprou a ferrovia. Em 1907, a Sorocabana foi arrendada para um grupo estrangeiro representado pelo investidor norte-americano Percival Farquhar (3). Em 1919 a concessão foi suspensa e a ferrovia voltou para as mãos do Estado (4). Sob a administração da Secretaria da Agricultura, e posteriormente da SVOP, a EFS se modernizou, estendendo seu tronco até a divisa com Mato Grosso. Em 1971, data em que completaria cem anos, a Sorocabana foi incorporada pela FEPASA, junto das demais ferrovias paulistas (5).

Este subgrupo contém documentos administrativos da EFS. Entre os documentos de gestão de recursos humanos, podem ser encontradas queixas de funcionários por conta de acidentes ou pelo excesso de horas trabalhadas, além de um dossiê sobre a atuação dos sindicatos de ferroviários entre 1932 e 1941. Há também documentos de gestão financeira, com pedidos de subvenção, planos de melhoramento dos serviços da ferrovia e relatórios de prestação de contas enviados à Secretaria de Viação e Obras Públicas. Contém ainda um relatório sobre a arrecadação de fundos em forma de venda de apólices e um pedido de autorização de aditamento de verba para a Sorocabana construir um pavilhão de exposições na cidade de Santos, em 1938. Entre os documentos encontram-se ainda processos de compra, venda e doação de imóveis, como também de transporte de mercadorias e requerimentos de gratuidade do frete e da passagem, além de uma solicitação de carro fúnebre para transportar o corpo de um soldado constitucionalista, em 1934. Há processos de compra e transferência de materiais e equipamentos, processos de construção e reforma de estações, ramais e de casas para funcionários, pedidos de indenização e processos de construção de um estádio para a Associação Atlética Ferroviária de Assis.

(1) SOUKEF JÚNIOR, Antonio. Estrada de Ferro Sorocabana: uma saga ferroviária.
São Paulo: Dialeto, 2001, p.29-33.
(2) Lei nº 905, de 28 de junho de 1904.
(3) Lei nº 1.076, de 23 de agosto de 1907.
(4) Lei nº 1.695-A, de 18 de dezembro de 1919.
(5) Lei nº 10.410, de 28 de outubro de 1971.

formato

image/jpeg

formato


  • Dimensão: 35 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Fonte

Idioma

português

Direitos

Documentos sem restrição de acesso.

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