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Fondos BR SPAPESP AB - Adhemar de Barros
Informes

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAPESP AB

Título

Adhemar de Barros

Fecha(s)

Nivel de descripción

Fondos

Volumen y soporte


  • Dimensão: 17 caixas, 39 encadernados, 11.188 ampliações fotográficas, 1.280 volumes (aproximadamente 13.367 ítens documentais)
  • Suporte: papel, papel emulsionado e tecido.


  • Gêneros: bibliográfico, iconográfico e textual.

Área de contexto

Nombre del productor

Adhemar Pereira de Barros (1901 - 1969)

Historia biográfica

Adhemar Pereira de Barros nasceu na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, em 22 de abril de 1901. Descendente de família de cafeicultores, fez seus estudos iniciais como interno do Colégio Anglo-Brasileiro (Anglo Brazilian School). Formou-se na Escola Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1923. Entre 1924 e 1926, fez residência médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Berlim, como prêmio por ele obtido por uma tese na área de ginecologia e obstetrícia. Voltou ao Brasil em setembro de 1926 e, em 1927, casou-se com Leonor Mendes, com quem teve quatro filhos: Maria Helena Pereira de Barros Saad, Ademar de Barros Filho, Maria Pereira de Barros e Antônio Pereira de Barros. Manteve um consultório particular no centro da cidade de São Paulo, onde clinicou até 1932. (1)
Em 1932, Adhemar participou da Revolução Constitucionalista como capitão-médico. Findo o movimento, exilou-se na Argentina, retornando ao Brasil após anistia geral concedida por Getúlio Vargas. Em 1934, elegeu-se deputado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), participando em 1935 da Assembleia Constituinte e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo até 1937, ano em que o advento do Estado Novo fechou as casas legislativas do país.
De 1938 a 1941, exerceu o cargo de interventor do Estado de São Paulo, nomeado por Getúlio Vargas, até ser substituído por Fernando Costa. Foi o primeiro de vários mandatos executivos. Já a partir daí começam a surgir suspeitas de irregularidades em seu governo (2). Também daí começa a ênfase de seus governos à modernização agrícola e ao planejamento e fomento à industrialização (3).
Participou, em 1946, da criação do Partido Social Progressista (PSP), por meio do qual atuou como governador de 1947 a 1951, como prefeito da cidade de São Paulo entre 1957 e 1961, e como governador de 1963 e 1966, além de ter se candidatado à presidência República por duas vezes, em 1955 e 1960. As marcas de sua atuação como administrador público em tantos mandatos quase que sucessivos são as de fomento à agricultura e à indústria por meio de políticas de Estado, com obras significativas de infraestrutura viária, por exemplo, e de políticas sociais com ênfase na ampliação da cobertura da saúde e da educação.
Dentro de seus mandatos de governador, destacam-se diversas obras, entre as quais: a inauguração da usina hidroelétrica de Barra Bonita; a pavimentação de rodovias de acesso a estâncias turísticas; o início (1939) e a inauguração de parte da via Anchieta (1947), rodovia de ligação entre São Paulo e Santos, passando por Campinas e Jundiaí; a inauguração do Palácio dos Bandeirantes (1964), sede do executivo estadual; as campanhas de alfabetização de adultos (1947 e anos 1960); o início da construção do Hospital das Clínicas (1938), hospital-escola de grandes dimensões na cidade de São Paulo; criação do Instituto Adolfo Lutz (1940), de pesquisa em saúde pública, na capital do Estado; conclusão das obras do Instituto Emílio Ribas, de tratamento de doenças infectocontagiosas (1965); início (anos 1960) das obras do Instituto do Coração (Incor), dedicado à cardiologia, na capital paulista; início da construção do Hospital Psiquiátrico Cantídeo de Moura Campos, em Botucatu (1964); construção e inauguração (1938-1941) dos primeiros pavilhões do que viria a ser o Complexo Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo; do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros (1948); construção e/ou inauguração de hospitais espalhados pelo interior de São Paulo (4).
Como prefeito da cidade de São Paulo foi responsável, dentre outras realizações, por: edifício Altino Arantes, sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) até 2000; edifício da Secretaria da Fazenda; avenida e túnel 9 de julho; e, Hospital do Servidor Municipal.
As denúncias de corrupção e/ou irregularidades administrativas seriam uma das marcas de seus sucessivos governos, típico de uma visão patrimonialista do Estado, em que o patrimônio público e o privado se confundem (5). Na descrição e na interpretação de seu mais recente biógrafo, o fluxo irregular de dinheiro, conhecido como “caixinha”, consistia em uma taxa cobrada de fornecedores e empreiteiros de obras públicas, contabilizada como doação de campanha. Tal prática “ajudou Adhemar a dar solidez ao PSP e preparou o partido para enfrentar todos os tipos de intempéries" (6). Adhemar também foi classificado como populista, seja no sentido de manipulador de massas, seja no de catalizador das aspirações populares em troca de apoio político (7).
Adhemar apoiou o golpe militar de 1964, na expectativa de uma reabertura democrática que, no entanto, não aconteceu. Cassado em seus direitos políticos em 1966, exilou-se em Paris. Seria o seu terceiro e último exílio, pois faleceu em Paris em março de 1969. (8)
Além da atuação política, foi dirigente de empresas privadas, como a Indústria de Chocolates Lacta e o jornal A Época, bem como proprietário de fazendas no Estado de São Paulo (9).

(1) Lovato, Amilton. Adhemar: fé em Deus e pé na tábua. São Paulo: Geração Editorial, 2014.
(2) Lovato, op. cit.
(3) Cannabrava Filho, Paulo. Adhemar de Barros: trajetória e realizações. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2004.
(4) Cannabrava Filho, op. cit.
(5) Faoro, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2009
(6) Lovato, op. cit., p. 21.
(7) Cotta, Luiza Cristina Villaméa. Adhemar de Barros (1901-1969): a origem do “rouba, mas faz”. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2008.
(8) O segundo exílio deu-se em 1956: Adhemar havia sido condenado a 2 anos de reclusão, por peculato. Decidiu refugiar-se no Paraguai e, em seguida, na Bolívia. Regressou em 6 meses, após ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.
(9) Mayer, Jorge Miguel. Verbete Ademar Pereira de Barros. In: Abreu, Alzira Alves de (org.) Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/ademar-pereira-de-barros . Acessado em 03/03/2017.

Historia archivística

Os documentos de Adhemar de Barros foram previamente organizados pela empresa Nova Sociedade Comunicações (NSC) antes de serem doados ao Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Essa empresa foi contratada também para trabalhar em torno da celebração do centenário de nascimento de Adhemar de Barros, que se deu em 2011. A documentação não estava toda em um único local: foi extraída de “caixas, pacotes, envelopes e prateleiras em diversos locais” (1). Após compilados, os documentos foram catalogados e acondicionados, inclusive em arquivo digital.
A maior parte deste acervo foi doada em 2001, por um dos filhos de seu titular, o então deputado Adhemar de Barros Filho. No APESP, o tratamento arquivístico foi finalizado (2), com a elaboração de um plano de classificação, notação em cada documento, ampliação das informações do banco de dados e produção de instrumentos de pesquisa, como ações principais, processo que durou até 2003. Em 2005, a NSC fez uma doação diretamente ao APESP de mais alguns itens documentais bibliográficos.

(1) Cannabrava Filho, Paulo. Adhemar de Barros: trajetória e realizações. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2004, p. 10.
(2) Almeida, Lemos e Gabriel. Organização do Arquivo Adhemar de Barros. Documento interno do APESP, s.d.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto reúne documentação pessoal e profissional, com ênfase na atuação política do titular. Contém fotografias, livros, cartas, relatórios, periódicos, dentre outros.
Vale salientar que além de documentos produzidos e acumulados por Adhemar de Barros, o conjunto é composto ainda por documentos incorporados após a morte do titular, tanto por sua esposa, Leonor Mendes de Barros, como pelo primogênito do casal, Adhemar de Barros Filho. Além disso, integram o fundo, documentos acumulados e produzidos por sua esposa.
No grupo Desenvolvimento Pessoal, além de fotografias, há bilhetes, cartas, convites, telegramas, recortes de jornal (alguns póstumos), receitas médicas, documentos identitários, folhetos, escrituras e certificados. A série obras produzidas diz respeito a homenagens recebidas por Adhemar e sua esposa, sob a forma de poemas, trabalhos escolares e partituras musicais, dentre outros. Um documento, aparentemente um diploma escrito em Japonês, foi incluído aqui, por não ser possível, até o momento, sua identificação.
No grupo Atividades Políticas, a variação tipológicas reflete, evidentemente, as distintas funções exercidas: bilhetes, cartas, cartas de salvo-conduto, cartões, circulares, convites, fotografias, memorandos, ofícios e telegramas; discursos; decretos e leis; atas de reunião; estatutos; programas e projetos são alguns dos tipos encontrados.
Na Biblioteca do titular, cerca de 120 títulos impressos, dentre os quais jornais, revistas, almanaques, boletins, relatórios, polianteias, mensagens e pronunciamentos de Adhemar, além de publicações de cunho econômico-político-administrativo sobre o Estado de São Paulo e sobre o Brasil.
Dentre os periódicos, as revistas “PSP”, “O Cruzeiro”, “Tietê”, “Vida Paulista”, “Paulicéia em Revista”, “Realizações do Governo Adhemar de Barros”, o “Jornal de São Paulo”, os “Annaes da Assembléia Constituinte de 1935”, o “Diário Oficial do Estado de São Paulo”. Além disso, publicações relacionadas aos governos de Adhemar, como “Finanças Municipais na Administração Adhemar de Barros”, “Adhemar de Barros: homem de ação, realizador Progressista”, “Pensamento e Ação de Adhemar de Barros”, etc.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

A organização dos documentos apresentada a seguir foi estabelecida para o Catálogo do Arquivo Pessoal de Adhemar de Barros, de 2003. Segundo os autores sua elaboração norteou-se por um plano de classificação que constituiu categorias de agrupamento, criação de séries e descrição de documentos, a partir de um critério funcional da vida de Adhemar de Barros.
Para as fotografias foi feito, recentemente, um maior detalhamento com as imagens que retratam a atuação política, com subdivisões por área de atuação: Segurança; Saúde; Educação, Cultura e Esporte; Transporte; Desenvolvimento Urbano e Obras Sociais.
Até o momento a organização lógica do catálogo foi mantida, inclusive a notação feita para cada documento. Os grupos são os seguintes:

DESENVOLVIMENTO PESSOAL (1894-1995, 2.199 DOCUMENTOS)
                Série Certificados: AB 691.7.1, AB 691.84.1 (2 documentos).


  • Subgrupo VIDA FAMILIAR (1924-1970):
                    Série Correspondência: AB 630.1.12-35, AB 630.1.38-39, AB 634.3.20, AB 637.2.2-3, AB 638.1.31, AB 646.1.16 (31 documentos);
                    Série Escrituras: AB 646.1.14 (1 docmento);
                    Série Folhetos: AB 637.3.4 (1 documento);
                    Série Fotografias: ICO_AB_001-003, ICO_AB_046 (1.162 documentos);
                    Série Identificação Pessoal: AB 634.4.12-14, AB 639.1.9, AB 644.6.1, AB 644.7.1 (6 documentos);
                    Série Receitas Médicas: AB 634.3.4 (1 documento);
                    Série Recibos e Boletos: AB 634.3.5 (1 documento);
                    Série Recortes de Jornal: AB 630.1.37, AB 641.2.1, AB 641.3.1, AB 688.1.1, AB 688.9.6, AB 689.9.6, AB 689.15.1 (7 documentos).


  • Subgrupo FORMAÇÃO EDUCACIONAL (1920-1940):
                    Série Certificados: AB 691.15.1, AB 691.76.1, AB 691.77.1, AB 691.78.1, AB 691.79.1, AB 691.80.1, AB 691.81.1, AB 691.82.1 (8 documentos).


  • Subgrupo FORMAÇÃO PROFISSIONAL (1926-1965):
                    Série Certificados: AB 638.01.1-2 (1 documento);
                    Série Correspondência: AB 630.01.7-9, AB 630.01.11 (4 documentos);
                    Série Discursos: AB 630.01.10 (1 documento);
                    Série Fotografias: ICO_AB_004 (23 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 642.02.1 (1 documento).


  • Subgrupo ATIVIDADES SOCIAIS (1894-1995):
                    Série Certificados: AB 630.2.10, AB 638.1.4-13, AB 638.1.15-20, AB 638.1.22, AB 638.1.24, AB 638.1.28-29, AB 690.3.1, AB 690.4.1, AB 690.5.1, AB 690.6.1, AB 690.7.1, AB 690.9.1, AB 690.10.1, AB 690.11.1, AB 690.13.1, AB 690.15.1, AB 690.16.1, AB 690.17.1, AB 690.18.1, AB 690.19.1, AB 690.21.1, AB 690.22.1, AB 690.23.1, AB 690.24.1, AB 690.28.1, AB 690.46.1, AB 690.52.1, AB 690.53.1, AB 690.54.1, AB 690.55.1, AB 690.56.1, AB 690.57.1, AB 690.58.1, AB 690.65.1, AB 690.66.1, AB 690.69.1, AB 691.1.1, AB 691.2.1, AB 691.3.1, AB 691.4.1, AB 691.5.1, AB 691.6.1, AB 691.8.1, AB 691.9.1, AB 691.10.1, AB 691.11.1, AB 691.12.1, AB 691.13.1, AB 691.14.1, AB 691.16.1, AB 691.17.1, AB 691.18.1, AB 691.19.1, AB 691.20.1, AB 691.22.1, AB 691.23.1, AB 691.24.1, AB 691.25.1, AB 691.26.1, AB 691.31.1, AB 691.32.1, AB 691.33.1, AB 691.34.1, AB 691.35.1, AB 691.36.1, AB 691.37.1, AB 691.38.1, AB 691.39.1, AB 691.40.1, AB 691.41.1, AB 691.46.1, AB 692.2.1, AB 692.3.1, AB 692.4.1, AB 692.5.1, AB 692.6.1, AB 692.7.1, AB 692.8.1, AB 692.9.1, AB 692.16.1, AB 692.31.1, AB 692.32.1, AB 692.33.1, AB 692.37.1, AB 693.1.1 (100 documentos);
                    Série Correspondência: AB 630.2.1, AB 630.2.3-9, AB 630.2.11, AB 634.1.12 (10 documentos);
                    Série Dossiês: AB 688.9.7, AB 688.10.2 (2 documentos);
                    Série Estatutos: AB 630.2.2 (1 documento);
                    Série Folhetos: AB 637.3.5 (1 documento);
                    Série Fotografias: ICO_AB_004-007, ICO_AB_046 (813 documentos);
                    Série Obras Produzidas: AB 634.1.3, AB 646.1.9-12, AB 646.1.17-20, AB 687.1.1, AB 689.2.1, AB 690.12.1, AB 690.14.1 (13 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 637.3.6, AB 639.1.23, AB 639.1.27, AB 641.1.1, AB 647.1.1, AB 688.9.5, AB 689.9.1, AB 689.12.2, AB 689.14.1 (9 documentos).

ATIVIDADES EMPRESARIAIS (1938-1949, 18 DOCUMENTOS)


  • Subgrupo NEGÓCIOS INDUSTRIAIS:
                    Série Certificados: AB 630.01.3-630.01-4 (2 documentos);
                    Série Correspondência: AB 630.01.1-630.01.2 (2 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_007 (14 documentos).

ATIVIDADES POLÍTICAS (1932-2001, 9.870 DOCUMENTOS)
                Série Abaixo-assinados: AB 692.13.1 (1 documento);
                Série Atas de Reunião: AB 692.1.1, AB 693.2.1 (2 documentos);
                Série Cartazes: AB 688.7.1, AB 688.9.4 (2 documentos);
                Série Certificados: AB 691.71.1 (1 documento);
                Série Correspondência: AB 637.2.1 (1 documento);
                Série Decretos e Leis: AB 691.30.1 (1 documento);
                Série Discursos: AB 647.1.3 (1 documento);
                Série Dossiês: AB 634.4.2, AB 638.3.1, AB 688.8.5 (3 documentos);
                Série Folhetos: AB 637.2.4 (1 documento);
                Série Fotografias: ICO_AB_007, ICO_AB_035-45 (2.847 documentos);
                Série Recortes de Jornal: AB 630.1.6, AB 639.1.1-2, AB 639.1.17-18, AB 639.1.21, AB 639.1.29-30, AB 639.3.1, AB 641.4.1, AB 643.2.1, AB 643.4.1, AB 643.5.1, AB 643.6.1, AB 643.7.1, AB 643.8.1, AB 643.10.1, AB 643.12.1, AB 647.1.2, AB 688.2.1, AB 688.2.3-4, AB 688.3.5-6, AB 688.4.1, AB 688.4.4, AB 688.5.3, AB 688.5.10, AB 688.5.13, AB 688.6.2, AB 688.6.4-6, AB 688.8.1-3, AB 688.8.9-10, AB 688.9.1, AB 688.9.3, AB 689.7.1, AB 689.9.2, AB 689.11.1, AB 689.12.1, AB 689.13.1, AB 689.16.1 (46 documentos);
                Série Relatórios: AB 639.1.15, AB 639.1.19 (2 documentos).


  • Subgrupo INTERVENTORIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (1938-2001):
                    Série Abaixo-Assinados: AB 632.3.14, AB 632.3.18, AB 691.83.1, AB 692.12.1 (4 documentos);
                    Série Atas de Reunião: AB 632.1.15, AB 633.1.10 (2 documentos);
                    Série Certificados: AB 690.34.1, AB 690.35.1, AB 690.36.1, AB 690.38.1, AB 691.52.1, AB 691.53.1, AB 692.10.1, AB 692.11.1, AB 692.21.1, AB 692.38.1 (10 documentos);
                    Série Correspondência: AB 632.1.2, AB 632.1.4-7, AB 632.1.9-11, AB 632.1.13, AB 632.1.18-19, AB 632.2.5-7, AB 632.3.1-7, AB 632.3.10, AB 632.3.12-13, AB 632.3.16-17, AB 632.3.20-23, AB 632.3.25, AB 632.3.29-30, AB 633.1.1-2, AB 633.1.5, AB 633.1.7, AB 633.1.9, AB 633.1.11-18, AB 638.1.23, AB 689.2.10, AB 689.4.1 (49 documentos);
                    Série Decretos e Leis: AB 632.1.3, AB 647.1.9, AB 687.1.9, AB 689.2.7 (4 documentos);
                    Série Discursos: AB 632.1.14, AB 632.3.8, AB 632.3.15, AB 632.3.19, AB 634.3.21 (5 documentos);
                    Série Dossiês: AB 632.2.4 (1 documento);
                    Série Estatutos: AB 633.1.8 (1 documento);
                    Série Folhetos: AB 637.3.2-3 (2 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_007-016, ICO_AB_046 (1.983 documentos);
                    Série Obras Produzidas: AB 639.1.11, AB 639.1.20, AB 646.1.1, AB 646.1.6 (4 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 632.1.1, AB 632.3.9, AB 632.3.24, AB 632.3.31, AB 633.1.3-4, AB 633.1.6, AB 638.2.1, AB 639.1.11, AB 639.1.28, AB 639.3.2-4, AB 640.2.1, AB 640.3.1, AB 640.4.1, AB 640.5.1, AB 644.1.1, AB 648.1.1, AB 649.1.1, AB 650.1.1, AB 651.1.1, AB 652.1.1, AB 653.1.1, AB 654.1.1, AB 655.1.1, AB 656.1.1, AB 657.1.1, AB 658.1.1, AB 659.1.1, AB 660.1.1, AB 661.1.1, AB 662.1.1, AB 663.1.1, AB 664.1.1, AB 665.1.1, AB 666.1.1, AB 667.1.1, AB 668.1.1, AB 669.1.1, AB 670.1.1, AB 671.1.1, AB 672.1.1, AB 673.1.1, AB 674.1.1, AB 675.1.1, AB 676.1.1, AB 677.1.1, AB 678.1.1, AB 679.1.1, AB 680.1.1, AB 681.1.1, AB 682.1.1, AB 683.1.1, AB 684.1.1, AB 685.1.1, AB 686.1.1, AB 688.5.5-9, AB 688.5.11-12 (64 documentos);
                    Série Relatórios: AB 632.1.8, AB 632.1.12, AB 632.1.16-17, AB 632.1.20, AB 632.3.11, AB 632.3.26-28, AB 632.3.32, AB 645.1.8, AB 646.1.22, AB 647.3.1, AB 687.1.11, AB 687.1.13 (15 documentos).


  • Subgrupo GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 1947 (1947-1993):
                    Série Abaixo-Assinados: AB 635.1.3, AB 690.26.1 (2 documentos);
                    Série Atas de Reunião: AB 637.2.5, AB 689.1.1 (2 documentos);
                    Série Certificados: AB 633.2.8, AB 638.1.25, AB 638.1.27, AB 690.25.1, AB 690.27.1, AB 690.39.1, AB 691.21.1, AB 691.42.1, AB 691.43.1, AB 691.44.1, AB 691.45.1, AB 691.54.1, AB 691.56.1, AB 691.57.1, AB 691.58.1, AB 691.59.1, AB 691.60.1, AB 691.61.1, AB 691.62.1, AB 692.14.1, AB 692.15.1, AB 692.20.1, AB 692.22.1, AB 693b.1.25 (24 documentos);
                    Série Correspondência: AB 630.3.11-14, AB 630.3.17-18, AB 630.3.20-22, AB 630.3.25-27, AB 630.3.31-35, AB 633.2.4, AB 633.2.6-7, AB 633.2.9-10, AB 633.2.13-22, AB 633.2.26-29, AB 634.2.18, AB 634.2.20-24, AB 634.3.6-7, AB 634.3.17, AB 646.1.13 (46 documentos);
                    Série Decretos e Leis: AB 689.2.2, AB 689.2.6, AB 689.2.9 (3 documentos);
                    Série Discursos: AB 630.3.15-16, AB 630.3.19, AB 630.3.29-30, AB 632.2.1-3, AB 633.2.1-3, AB 633.2.23-25, AB 634.3.13-14, AB 634.3.16 (17 documentos);
                    Série Entrevistas: AB 633.2.5 (1 documento);
                    Série Estatutos: AB 637.1.3 (1 documento);
                    Série Obras Produzidas: AB 637.2.6, AB 646.1.8, AB 647.1.4, AB 687.1.5 (4 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 643.9.1, AB 643.11.1, AB 644.2.1, AB 644.3.1, AB 644.4.1, AB 644.5.1, AB 645.1.1, AB 688.3.4, AB 688.5.14, AB 688.8.4 (10 documentos);
                    Série Relatórios: AB 630.3.23-24, AB 630.3.28, AB 633.2.11-12, AB 634.2.19, AB 635.2.1-2, AB 646.1.23, AB 687.1.1, AB 687.1.12 (11 documentos);
                    Série Programas e Projetos: AB 634.1.4, AB 635.1.1 (2 documentos).


  • Subgrupo PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1948-1961):
                    Série Certificados: AB 638.1.26, AB 690.37.1, AB 690.40.1, AB 690.41.1, AB 690.42.1, AB 690.43.1, AB 690.44.1, AB 690.45.1, AB 690.47.1, AB 690.48.1, AB 690.64.1, AB 690.68.1, AB 691.48.1, AB 691.49.1, AB 691.50.1, AB 691.51.1, AB 692.24.1, AB 692.30.1, AB 693b.1.24 (19 documentos);
                    Série Correspondência: AB 630.3.1-2, AB 630.3.4-5, AB 634.1.1-2, AB 634.1.19-20, AB 689.2.8 (9 documentos);
                    Série Decretos e Leis: AB 691.47.1 (1 documento);
                    Série Discursos: AB 630.3.3, AB 630.3.6, AB 630.3.8-10, AB 634.3.12 (6 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_026-028, ICO_AB_046 (620 documentos);
                    Série Obras Produzidas: AB 630.3.7, AB 687.1.6 (2 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 642.1.1, AB 643.1.1, AB 643.3.1, AB 688.3.2-3, AB 688.4.2, AB 688.8.6-8, (9 documentos);
                    Série Relatórios: AB 635.1.4, AB 639.2.1, AB 646.1.2, AB 647.2.1 (4 documentos).


  • Subgrupo GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 1962 (1960-1966):
                    Série Abaixo-Assinados: AB 646.1.21 (1 documento);
                    Série Atas de Reunião: AB 634.1.6, AB 692.28.1 (2 documentos);
                    Série Certificados: AB 630.1.5, AB 638.1.3, AB 638.1.21, AB 638.1.30, AB 687.1.8, AB 690.29.1, AB 690.30.1, AB 690.31.1, AB 690.32.1, AB 690.33.1, AB 690.49.1, AB 690.50.1, AB 690.51.1, AB 690.59.1, AB 690.60.1, AB 690.61.1, AB 690.62.1, AB 690.63.1, AB 690.67.1, AB 690.70.1, AB 691.55.1, AB 691.63.1, AB 691.64.1, AB 691.65.1, AB 691.66.1, AB 691.67.1, AB 691.68.1, AB 691.69.1, AB 691.70.1, AB 691.72.1, AB 691.73.1, AB 691.74.1, AB 691.75.1, AB 692.17.1, AB 692.18.1, AB 692.19.1, AB 692.23.1, AB 692.25.1, AB 692.26.1, AB 692.27.1, AB 692.29.1, AB 692.34.1, AB 692.35.1, AB 692.36.1, AB 693a.1.1-40, AB 693b.1.1-23 (107 documentos);
                    Série Correspondência: AB 634.1.7, AB 634.1.10-11, AB 634.1.13-14, AB 634.1.16-17, AB 634.2.8, AB 634.3.18, AB 639.1.16 (10 documentos);
                    Série Discursos: AB 631.1.4, AB 634.1.8 (2 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_018-023, ICO_AB_028-034, ICO_AB_046 (2.768 documentos);
                    Série Obras Produzidas: AB 634.1.15, AB 687.1.3 (2 documentos);
                    Série Programas e Projetos: AB 636.2.1, AB 636.3.1 (2 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 631.1.3, AB 634.1.9, AB 639.1.6-8, AB 639.1.22, AB 641.8.1, AB 642.4.1, AB 642.5.1, AB 642.6.1, AB 688.2.2, AB 688.2.5, AB 688.5.4, AB 688.6.3, AB 688.6.7, AB 688.9.2, AB 688.10.1, AB 689.3.1, AB 689.10.1 (19 documentos);
                    Série Relatórios: AB 634.1.5, AB 634.1.18, AB 634.2.1, AB 635.1.2, AB 638.4.1-2, AB 639.2.2 (7 documentos).


  • Subgrupo CAMPANHAS ELEITORAIS (1946-1990):
                    Série Abaixo-Assinados: AB 636.1.1, AB 637.1.1 (2 documentos);
                    Série Correspondência: AB 634.3.1-2 (2 documentos);
                    Série Discursos: AB 634.2.2, AB 634.2.4-7, AB 634.2.12-17, AB 634.3.3, AB 634.3.10, AB 634.3.15 (14 documentos);
                    Série Folhetos: AB 634.2.9-11, AB 637.1.2, AB 637.3.7-15, AB 639.1.4, AB 639.1.13, AB 646.1.15, AB 688.5.1 (17 documentos);
                    Série Fotografias: : ICO_AB_017, ICO_AB_025, ICO_AB_046 (714 documentos);
                    Série Programas e Projetos: AB 634.2.3 (1 documento);
                    Série Recortes de Jornal: AB 639.1.3, AB 639.1.5, AB 639.1.24, AB 640.1.1, AB 642.3.1, AB 688.2.6, AB 688.3.1, AB 688.7.3-6, AB 689.5.1, AB 689.6.1, AB 689.8.1 (14 documentos).


  • Subgrupo REVOLUÇÃO DE 1932 (1932-1963):
                    Série Certificados: AB 690.8.1, AB 691.27.1, AB 691.28.1, AB 691.29.1 (4 documentos);
                    Série Correspondência: AB 630.1.36, AB 631.3.1, AB 631.3.8-16, AB 634.4.4-11 (19 documentos);
                    Série Discursos: AB 631.3.7 (1 documento);
                    Série Dossiês: AB 39.1.25 (1 documento);
                    Série Fotografias: ICO_AB_007 (14 documentos);
                    Série Identificação Pessoal: AB 634.4.3 (1 documento);
                    Série Obras Produzidas: AB 631.3.6 (1 documento).


  • Subgrupo DEPUTADO ESTADUAL (1934-1937):
                    Série Correspondência: AB 631.3.5 (1 documento);
                    Série Discursos: AB 631.3.3, AB 647.1.10, AB 687.1.10, AB 689.2.4 (4 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_007 (5 documentos);
                    Série Recortes de Jornal: AB 631.3.2, AB 688.1.2 (2 documentos);
                    Série Relatórios: AB 631.3.4, AB 634.3.8-9, AB 634.3.19, AB 634.3.22 (5 documentos).


  • Subgrupo PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA (1935-1937):
                    Série Atas de Reunião: AB 646.3.1 (1 documento);
                    Série Discursos: AB 631.2.16 (1 documento);
                    Série Fotografias: ICO_AB_007, ICO_AB_046 (4 documentos).


  • Subgrupo PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA (1946-1964):
                    Série Atas de Reunião: AB 645.1.2-7, AB 646.1.3, AB 646.2.1, AB 687.1.7 (9 documentos);
                    Série Cartazes: AB 688.7.2 (1 documento);
                    Série Certificados: AB 631.2.2-3, AB 631.2.13, AB 638.1.14, AB 690.1.1, AB 690.2.1, AB 690.20.1 (7 documentos);
                    Série Correspondência: AB 631.2.4-5, AB 631.2.7-10, AB 631.2.17, AB 646.1.4, AB 689.2.5 (9 documentos);
                    Série Discursos: AB 631.2.15, AB 631.2.19 (2 documentos);
                    Série Estatutos: AB 646.1.5 (1 documento);
                    Série Folhetos: AB 631.2.6, AB 631.2.11-12, AB 631.2.14, AB 631.2.18, AB 637.3.1, 637.3.16, AB 639.1.26, AB 688.6.1 (9 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_016 (158 documentos);
                    Série Identificação Pessoal: AB 634.4.1 (1 documento);
                    Série Obras Produzidas: AB 647.1.4 (1 documento);
                    Série Recortes de Jornal: AB 631.2.1, AB 688.4.3, AB 688.5.2 (3 documentos).


  • Subgrupo EXÍLIO (1956-1969):
                    Série Correspondência: AB 631.1.1-2, AB 631.1.8, AB 634.3.11, AB 639.1.12 (5 documentos);
                    Série Discursos: AB 631.1.5-7 (3 documentos);
                    Série Fotografias: ICO_AB_024 (63 documentos);
                    Série Obras Produzidas: AB 646.1.7 (1 documento);
                    Série Recortes de Jornal: AB 639.1.10, AB 641.5.1, AB 641.6.1, AB 641.7.1 (4 documentos).

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Sem restrição de acesso.

Condiciones


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Os documentos estão em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

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Arquivos de Getúlio Vargas e João Goulart no CPDOC-RJ/FGV
Coleções de Leis e Decretos. APESP
Fundo Secretaria de Agricultura. APESP
Fundo Secretaria dos Transportes. APESP
Fundo Prefeitura Municipal de São Paulo – Arquivo Histórico Municipal (São Paulo)

Área de notas

Puntos de acceso

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Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2018

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP
Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico / APESP
Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa / APESP

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