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16SG10 - Estrada de Ferro Bragantina

Código(s) de referência
Título
Data(s)
-
1952 - 1953 (Produção)
Descrição
Os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Bragantina tiveram início em 1878, valendo-se de uma concessão de 1872, negociada entre empreiteiras, bancos e engenheiros. A E. F. Bragantina prometia escoar a produção cafeeira da região de Bragança Paulista pela São Paulo Railway (SPR), que detinha o monopólio do transporte ferroviário até o porto de Santos (1). Em 1903, a ferrovia foi vendida à SPR (2). Com a encampação da SPR pela União, em 1949, a E. F. Bragantina foi repassada para o governo de São Paulo, por se tratar de uma concessão estadual. Incorporada pela Sorocabana, a E. F. Bragantina operou até ser desativada em 1967 (3).
Neste subgrupo estão dois processos da E.F. Bragantina encaminhados à SVOP. Um deles é sobre um contrato de locação de um terreno e um prédio pertencentes a E. F. Bragantina. O outro é uma solicitação da E.F. Bragantina de manutenção do serviço telegráfico da companhia.
(1) Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Província Laurindo Abelardo de Brito, no dia 5 de fevereiro de 1880. Santos: Tipografia do Diário de Santos, 1880, p. 40-43.
(2) Decreto nº 1.149, de 19 de agosto de 1903.
(3) Decreto nº 48.157, de 28 de junho de 1967.
formato
formato
- Dimensão: 2 processos.
- Suporte: papel.
- Gênero: textual.