Visualizar descrição arquivística

Subgrupo 16SG10 - Estrada de Ferro Bragantina
Relatórios

Parte de Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo

Identificação

Código de referência

16SG10

Título

Estrada de Ferro Bragantina

Data(s)

  • 1952 - 1953 (Produção)

Nível de descrição

Subgrupo

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 2 processos.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Contextualização

História arquivística

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Conteúdo e estrutura

Conteúdo

Os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Bragantina tiveram início em 1878, valendo-se de uma concessão de 1872, negociada entre empreiteiras, bancos e engenheiros. A E. F. Bragantina prometia escoar a produção cafeeira da região de Bragança Paulista pela São Paulo Railway (SPR), que detinha o monopólio do transporte ferroviário até o porto de Santos (1). Em 1903, a ferrovia foi vendida à SPR (2). Com a encampação da SPR pela União, em 1949, a E. F. Bragantina foi repassada para o governo de São Paulo, por se tratar de uma concessão estadual. Incorporada pela Sorocabana, a E. F. Bragantina operou até ser desativada em 1967 (3).

Neste subgrupo estão dois processos da E.F. Bragantina encaminhados à SVOP. Um deles é sobre um contrato de locação de um terreno e um prédio pertencentes a E. F. Bragantina. O outro é uma solicitação da E.F. Bragantina de manutenção do serviço telegráfico da companhia.

(1) Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Província Laurindo Abelardo de Brito, no dia 5 de fevereiro de 1880. Santos: Tipografia do Diário de Santos, 1880, p. 40-43.
(2) Decreto nº 1.149, de 19 de agosto de 1903.
(3) Decreto nº 48.157, de 28 de junho de 1967.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Classificação

Os documentos do subgrupo ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos.


  • 1- Processo de manutenção de serviço telegráfico (1952)
                    Caixas: C10263 (1 item)
  • 2- Processo de locação de imóvel (1952-1953)
                    Caixas: C10263 (1 item)

Condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentos sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma(s) do(s) documento(s)

  • português

Escrita(s)

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Notas

Pontos de acesso

Assuntos relacionados

Localidades relacionadas

Nomes relacionados

Controle da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Data(s) da descrição

2019

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados do objeto digital

Digital object (Master) rights area

Digital object (Referência) rights area

Digital object (Visualização) rights area

Accession area

Ações