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Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma(s) autorizada(s) do nome

Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Paulista
  • CPEF
  • Companhia Paulista de Vias Ferreas e Fluviais
  • Cia Paulista

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

Identificadores para entidades coletivas

Descrição

Datas de existência

1872-1961

História

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro realizou sua viagem inaugural em 1872 partindo da estação terminal da São Paulo Railway Company, em Jundiaí, com destino a cidade de Campinas, região paulista com florescente lavoura cafeeira. A iniciativa de fundar a empresa, muitas vezes considerada modelo de ferrovia em São Paulo devido a sua relativa qualidade e pontualidade nos serviços prestados, foi parte de um esforço coletivo de fazendeiros, negociantes e capitalistas. Um dos presidentes com destaque em sua gênese foi Antônio da Silva Prado, importante investidor e fazendeiro paulista.
Poucos anos após o início das atividades em 1880, a Paulista atingiu as margens do rio Mogi Guaçu. Com isso a empresa dedicou-se também à exploração da navegação fluvial por alguns anos e modificou seu nome para Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais.
A Paulista continuou sua expansão para o centro e norte do estado. Em 1892 a empresa adquiriu a "The Rio Claro São Paulo Railway Company", antigo ramal de Rio Claro, sob controle britânico. O engenheiro e pesquisador da viação pública paulista, Adolfo Pinto, classificou esse negócio como um dos maiores do país.
A partir dessa importante aquisição, a Paulista expandiu sua linha tronco para as regiões de Rio Claro, Araraquara, Jaboticabal e Bebedouro até chegar em Barretos em 1909. A principal receita para as ferrovias paulistas, segundo Flávio Saes, era o transporte e armazenamento de café.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) a importação de insumos para as ferrovias brasileiras como material rodante, trilhos e carvão mineral foi bastante prejudicada. Durante esse período muitos pequenos ramais e até mesmo grandes ferrovias como a Estrada de Ferro Sorocabana foram encampados ou simplesmente abandonados devido aos custos crescentes de operação. A Paulista, que estudava a eletrificação de suas linhas desde o início do conflito, inaugurou em 1922 o primeiro trecho eletrificado do país, entre Jundiaí e Campinas. Essa foi a primeira operação com trens elétricos na América do Sul.
A profissionalização dos funcionários das ferrovias paulistas é outra faceta importante da história ferroviária. A Paulista possuía oficinas de ensino profissionalizante desde a década de 1930 nas cidades de Rio Claro e Jundiaí em conjunto com o governo paulista.
Nas décadas de 1940 e 1950 a Companhia Paulista adquiriu estradas de ferro que se comunicavam com sua malha ferroviária, como a Companhia Ferroviária São Paulo - Goiás, a Companhia Estrada de Ferro Morro Agudo e a Companhia Estrada de Ferro do Dourado. As três aquisições citadas estão presentes na série "Processos de aquisição" do fundo Secretaria dos Transportes.
A Companhia Paulista foi a última ferrovia a ser encampada pelo governo paulista, em 1961. A escolha político-econômica pelo transporte rodoviário juntamente com altos custos operacionais do setor ferroviário inviabilizaram sua continuidade. Em 1971 a Paulista foi incorporada à FEPASA, e seus ramais de menor viabilidade econômica foram extintos.

Locais

LINHA TRONCO JUNDIAÍ - CAMPINAS
Principais cidades atendidas:
Jundiaí-SP
Campinas-SP
Limeira-SP
Rio Claro-SP
Araraquara-SP
Jaboticabal-SP
Bebedouro-SP
Barretos-SP
Colômbia-SP
LINHA TRONCO ITIRAPINA - PANORAMA.
Principais cidades atendidas:
Itirapina-SP
Jaú-SP
Bauru-SP
Marília-SP
Tupã-SP
Adamantina-SP
Dracena-SP
Panorama-SP

Status legal

Funções, ocupações e atividades

Transporte de cargas e passageiros, serviços telegráficos e colonização de terras.

Mandatos/Fontes de autoridade

Contrato, de 19 de Maio de 1869 para construção da estrada de ferro de Jundiaí a Campinas. Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Lei n. 10.410, de 28 de outubro de 1971. Criação da FEPASA.

Estruturas internas/genealogia

1872-1961. Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Entidade privada de capital aberto.
1961. Encampada pelo governo paulista
1971. Incorporação de concessões, linhas e ramais à FEPASA.

Contexto geral

História de ferrovia

Relacionamentos

Controle

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2014

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Centro de Acervo Permanente / APESP

Ações