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Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

Zona de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Noroeste do Brasil
  • N.O.B.

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1918-1957

história

A necessidade latente de um meio de transporte rápido e eficaz para a estratégica região de fronteira entre o Paraguai, Brasil e Bolívia é a grande motivação para construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. No século XIX, a questão internacional da livre navegação do rio da Prata e Paraguai provocou uma série de tensões regionais, sendo a mais grave de todas a Guerra do Paraguai (Tríplice Aliança). A viagem entre o Rio de Janeiro e Mato Grosso, antes da construção da estrada de ferro, demorava mais de 40 dias em uma longa e penosa travessia marítima e fluvial. Portanto, a Noroeste é fruto de estratégia militar e diplomática de ocupar terrenos pouco povoados desde Bauru, seguindo pelo vale fluvial do rio Tietê até o Pantanal.
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil é fundada em 1918 após a encampação e fusão de duas antigas ferrovias, uma de concessão estadual, Estrada de Ferro Bauru-Itapura, e a outra federal, Estrada de Ferro Itapura-Corumbá. A partir de 1918 o trecho paulista é federalizado. A proximidade dos trilhos do rio Tietê, em terrenos insalubres em grande parte do percurso, foi responsável por focos de malária e mortalidade de trabalhadores.
A travessia dos caudalosos rios Paraná e Paraguai e a planície alagada do Pantanal foram dois grande obstáculos da Noroeste. A passagem era feita por balsa, até mesmo a locomotiva e os vagões, a partir do barranco do rio, uma operação arriscada e complexa realizada até 1926. A inauguração da ponte Francisco de Sá sobre o rio Paraná facilitou o tráfego de trens. Entretanto, apenas em 1952 os trilhos da Noroeste chegaram a Corumbá (MS), seu destino original, em decorrência das dificuldades técnicas de construção no Pantanal. Em 1957, a Noroeste é incorporada a RFFSA.

locais

LINHA TRONCO BAURU-CORUMBÁ
Principais cidades atendidas:
Bauru-SP
Penápolis-SP
Birigui-SP
Araçatuba-SP
Andradina-SP
Ponte Francisco Sá (divisa SP-MS)
Três Lagoas-MS
Águas Claras-MS
Campo Grande-MS
Corumbá-MS

status legal

funções, ocupações e atividades

Transporte de cargas e passageiros, serviços telegráficos e colonização de terras.

Mandatos/Fontes de autoridade

Lei n° 3115, de 16 de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

História de ferrovia

Área de relacionamento

área de controle

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2014

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Acções