Afficher la notice d'autorité

José Carlos de Macedo Soares

Zone d'identification

Type d'entité

Personne

Forme autorisée du nom

José Carlos de Macedo Soares

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

  • Embaixador José Carlos de Macedo Soares
  • Embaixador Macedo Soares

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1883 - 1968

Historique

José Carlos de Macedo Soares nasceu em São Paulo no dia 6 de novembro de 1883, filho de José Eduardo de Macedo Soares e Cândida Azevedo Sodré de Macedo Soares. Realizou o curso primário na Escola Modelo Caetano de Campos e o secundário (humanidades) no Ginásio de São Paulo, tendo se bacharelado em Ciências e Letras em 1901. Quatro anos mais tarde, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo e atuou como professor de “Economia Política e Finanças” no Curso Superior da Escola de Comércio Álvares Penteado de São Paulo, e foi também diretor e professor de História e Geografia no Ginásio Macedo Soares fundado por seu pai. Participou da Campanha Civilista em 1909, quando apoiou a candidatura de Rui Barbosa à Presidência da República (1). Além disso, atuou no setor da indústria e dirigiu diversas empresas. Casou-se com Mathilde Melchert da Fonseca em 15 de dezembro de 1910, quando passou a administrar também as empresas da família de sua esposa. Ocupou o cargo de Mordomo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por muitos anos e fundou em 1916 a Associação Protetora dos Morféticos (2).

Em 1923 foi eleito presidente da Associação Comercial de São Paulo e a partir desta posição desempenhou um importante papel durante a Revolução de 1924 ao estabelecer canais de negociação entre os rebeldes tenentistas que controlavam a cidade e as autoridades do governo (3). Ao fim do conflito Macedo Soares foi acusado de cumplicidade no levante (4), detido e enviado para o Rio de Janeiro onde permaneceu preso por dois meses. Quando libertado, exilou-se em Paris.

Na revolução de 1930, apoiou Getúlio Vargas e participou do secretariado do primeiro interventor do estado de São Paulo, João Alberto Lins de Barros, assumindo a Secretaria do Interior (5). No entanto, em virtude de divergências com o interventor, todo o secretariado se demitiu. Em 1932 chefiou, como diplomata, a Delegação do Brasil na Conferência do Desarmamento, e representou o Brasil na 16ª Conferência Internacional do Trabalho e no Bureau de Administração Internacional do Trabalho em Genebra. Da mesma forma, representou o país como Embaixador Extraordinário nas celebrações do centenário de Anita Garibaldi na Itália (6). No ano posterior, em 1933, foi eleito deputado federal constituinte por São Paulo e desempenhou mais uma vez o papel de mediador; agora entre as forças paulistas e o governo federal enquanto membro da Chapa Única por São Paulo Unido.

Sua oposição à nomeação do general Valdomiro Lima para o cargo de interventor de São Paulo contribuiu para que Vargas nomeasse Armando Sales de Oliveira, que veio a reformular o quadro político-partidário paulista por meio da criação do Partido Constitucionalista. À frente do Ministério das Relações Exteriores, entre julho de 1934 e janeiro de 1937, exerceu importante papel nas negociações que encerraram a Guerra do Chaco, conflito entre o Paraguai e a Bolívia, recebendo a alcunha de "Chanceler da Paz" (7).

Em maio de 1937 foi nomeado para o Ministério da Justiça. Nesse período decretou a libertação de mais de 400 presos políticos sem processo formado, acusados de envolvimento com a Intentona Comunista de 1935, ato que ficou conhecido como “macedada”(8). Macedo Soares deixou o ministério às vésperas do golpe que deu início ao Estado Novo por Getúlio Vargas, alegando problemas de saúde, porém manteve seu apoio mesmo afastado da vida pública.

Em 1945, por ocasião da deposição de Getúlio Vargas e a entrega do poder ao então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) José Linhares, em sintonia com o lema "todo o poder ao Judiciário" da União Democrática Nacional (UDN), foram nomeados novos interventores federais nos estados com instruções para serem imparciais nas eleições seguintes. Apoiado pelo general Eurico Dutra, Macedo Soares foi designado interventor, assumindo o cargo em 07 de novembro. Foi o 12º e último interventor em São Paulo.

Em 1937 foi eleito para a Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e presidiu a instituição entre 1942 e 1948. Também, presidiu o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), assumido em dezembro de 1939 (9). Além disso, foi membro da Academia Paulista de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e de instituições congêneres de outros estados e países. Desempenhou também a função de professor e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (10).

À frente da interventoria em São Paulo, de 1945 a 1947, entre suas principais medidas destacam-se a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo e as disposições sobre a criação da Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio. Também em sua administração, em 1946 foi realizado o censo estatístico do ensino do Estado de São Paulo e, em janeiro de 1947, baixado decreto dispondo sobre a criação do Tribunal de Contas do Estado. Deixou o cargo em março de 1947, após a eleição de Adhemar de Barros, como governador do estado.

Participou das primeiras discussões sobre a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e assumiu a presidência do Instituto de 1937 a 1951, retornando, posteriormente, a uma segunda presidência entre os anos 1955 e 1956 (11).

Voltou a dirigir o Ministério das Relações Exteriores de 1955 a 1958 (12), passando depois a se dedicar exclusivamente à vida acadêmica e privada.

Ao longo de sua vida dirigiu diversas empresas como Banco de São Paulo, Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio, Companhia Melhoramentos de Campos do Jordão, Companhia Anglo-Brasileira de Tecidos de Juta, Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Cerâmica Porto Ferreira S/A e São Paulo Companhia Nacional de Seguros (13).

Foi autor de inúmeros estudos e publicações, entre eles: “Escolas de fachadas - Crítica da organização das escolas públicas do Estado de São Paulo em 1920”; “Justiça - A revolta militar de São Paulo”; “O Brasil e a Sociedade das Nações”; “A Política Financeira do Presidente Washington Luís”; “A borracha – estudo econômico e estatístico”; “Fronteiras do Brasil no Regime Colonial”; “Santo Antônio de Lisboa, Militar no Brasil”; “A Obra de Prospecção Nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Conceitos de Solidariedade Continental”.

José Carlos de Macedo Soares faleceu na cidade de São Paulo no dia 28 de janeiro de 1968.

(1) AMZALAK, Moses Bensabat. Economistas Brasileiros – José Carlos de Macedo Soares. Lisboa 1948. p. 5. Biografia no site da Academia Brasileira de Letras (ABL). Disponível em http://www.academia.org.br/academicos/jose-carlos-de-macedo-soares/biografia
(2) ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Catálogo do Arquivo Pessoal José Carlos de Macedo Soares. São Paulo, 2003.
(3) ASSUNÇÃO FILHO, Francisco Moacir. 1924 – Delenda São Paulo: a cidade e a população vítimas das armas de guerra e das disputas políticas. Dissertação de mestrado. PUC-SP, 2014; Catálogo do Arquivo Histórico do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. São Paulo, 1976. p. 202.
(4) Assunção Filho, F. M., op. cit., Juízo Federal de S. Paulo. Os acontecimentos de julho de 1924: o Dr. José Carlos de Macedo. Alegações de defesa pelo curador, Antônio de Moraes Barros e pelo advogado, Plinio Barreto. São Paulo, 1925.
(5) ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia do Acervo Histórico. São Paulo. 2001. Págs. 41-45. Disponível em http://www.al.sp.gov.br/acervo-historico/publicacoes/sumario/guia/document8.pdf
(6) Biografia no site da Academia Brasileira de Letras (ABL). Disponível em <http://www.academia.org.br/academicos/jose-carlos-de-macedo-soares/biografia> e Guia do Acervo Histórico da ALESP <http://www.al.sp.gov.br/acervo-historico/publicacoes/sumario/guia/document8.pdf>
(7) Amzalak, op. cit, p. 6
(8) ABREU, Alzira Alves de (coord.). Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós-1930. Volume V. Pg. 5520-5527. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001.
(9) Biografia no site da Academia Brasileira de Letras (ABL). Disponível em <http://www.academia.org.br/academicos/jose-carlos-de-macedo-soares/biografia>
(10) ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia do Acervo Histórico. São Paulo. 2001. Págs. 41-45. Disponível em http://www.al.sp.gov.br/acervo-historico/publicacoes/sumario/guia/document8.pdf
(11) Biografia no site do IBGE, disponível em < http://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/galeria-da-presidentes/jose-carlos-de-macedo-soares.html>
(12) Em 1955, Macedo Soares criou o Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty como unidade do Ministério de Relações Exteriores. Conduru, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty: história e revitalização. Fundação Alexandre de Gusmão, Ministério das Relações Exteriores. Brasília, 2013.
(13) FLEIUSS, Maria Carolina Max. Biobibliografia dos sócios do Instituto Histórico – Macedo Soares (José Carlos de). Revista do Instituto Histórico Brasileiro, vol. 181, p. 175-183. Rio de Janeiro, 1943.

Lieux

Statut juridique

Fonctions et activités

Interventor Federal em São Paulo: 07/11/1945 a 14/03/1947

Textes de référence

Organisation interne/Généalogie

Contexte général

Zone des relations

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

BR SPAPESP

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision et de suppression

2017

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Actions