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Fonds BR SPAPESP JMW - José Maria Whitaker
Relatórios

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPESP JMW

Título

José Maria Whitaker

Data(s)

  • 1904 - 1978 (Produção)

Nível de descrição

Fonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 12 pastas (aproximadamente 195 documentos).
  • Suporte: filme e papel.
  • Gênero: iconográfico e textual.

Área de contextualização

Nome do produtor

José Maria Whitaker (1878 - 1970)

História biográfica

José Maria Whitaker, filho de Firmino Antônio da Silva Whitaker e de Guilhermina Flora Whitaker, nasceu em São Paulo, em 20 de maio de 1878. Bacharelou-se em Ciências Sociais em 1895 e em Ciências Jurídicas em 1986 pela Faculdade de Direito de São Paulo. ... »

História do arquivo

Não foram encontrados registros da entrada dos documentos do fundo José Maria Whitaker no Arquivo Público do Estado de São Paulo. No entanto, há uma listagem sumária dos documentos realizada por Viviane Tessitore datada de 1986 (1), assim como, já consta ... »

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo José Maria Whitaker reúne majoritariamente documentos de caráter pessoal e familiar. Outros referem-se as suas atividades profissionais, sobretudo no ramo bancário financeiro, além de documentos relativos a homenagens póstumas. Encontram-se ... »

Sistema de organização

O fundo possui uma organização preliminar. Os documentos estão ordenados em pastas.

Textual:116.1.1 a 116.1.11 (11 pastas)
Iconográfico: 116.1.12 (1 pasta)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentos sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

  • português

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia do Acervo. São Paulo, 1997.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia de Arquivos Privados do Arquivo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1994.

Zona de documentação associada

Unidades de descrição relacionadas

CPDOC/FGV - Arquivo José Maria Whitaker - http://www.fgv.br/cpdoc/guia/

Pontos de acesso

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Datas de criação, revisão, eliminação

2019

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP