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São Paulo Railway Company

Zona de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

São Paulo Railway Company

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Ingleza
  • Inglesa
  • SPR
  • E.F. São Paulo Railway

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1867-1946

história

Vencer a barreira geográfica da serra do Mar em São Paulo só era possível através de um longo e perigoso esforço próximo ao abismo. Durante séculos o acesso ao planalto era muito limitado, portanto, a circulação de pessoas e mercadorias em São Paulo era em pequena escala. A Calçada de Lorena de 1792 foi o primeiro caminho pavimentado a ultrapassar o declive de quase 800 metros. Entretanto, mesmo após a ligação entre o litoral o planalto, o caminho ainda era feito por tropas de mula, com altos custos de frete.
Uma ferrovia que ligasse Santos, São Paulo e a Vila de Jundiaí era fundamental para os interesses da província e da rica zona agrícola a partir de Jundiaí.
O governo imperial garantia 5% de juros anuais ao capital aplicado na construção da via. Ademais de quilómetros de zona exclusiva aos arredores dos trilhos. A província de São Paulo ainda adicionou mais 2% de garantia ao generoso montante.
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos à Jundiaí. A companhia foi organizada segundo Adolfo Pinto pelos Marqueses de Monte Alegre e São Vicente e o Barão de Mauá em Londres.
Em 1867 é inaugurado a São Paulo Railway Company, conhecida por muitos por inglesa. A estação da Luz no centro da capital paulista e a vila de Paranapiaca em Santo André-SP são símbolos dos padrões arquitetônicos ingleses construídos pela São Paulo Railway Company.
De 1867 até 1937 a São Paulo Railway Company
Ideias:
Malha Funil
Estação da Luz
Transporte de café
Baldeação de cargas

locais

LINHA TRONCO SANTOS-JUNDIAÍ
Principais cidades atendidas:
Santos-SP
Cubatão-SP
Santo André-SP
São Caetano-SP
São Paulo-SP
Caieiras-SP
Franco da Rocha-SP
Campo Limpo Paulista-SP
Jundiaí-SP
RAMAL BRAGANTINA (1903)
Principais cidades atendidas:
Campo Limpo Paulista-SP
Atibaia-SP
Bragança Paulista-SP

status legal

funções, ocupações e atividades

Transporte de cargas e passageiros, serviços telegráficos e colonização de terras.

Mandatos/Fontes de autoridade

Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos a Jundiaí.
Decreto-lei n° 9.868, de 13 de Setembro de 1946. Autoriza a encampação da The São Paulo Railway Company.
Lei n° 3115, de 16... » de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

História de Ferrovia

Área de relacionamento

área de controle

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2014

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Acções