Visualizar metadados

16SG8 - Estrada de Ferro São Paulo-Minas
Relatórios

Código(s) de referência

16SG8

Título

Estrada de Ferro São Paulo-Minas

Data(s)

  • 1934 - 1962 (Produção)

Descrição

A Estrada de Ferro São Paulo-Minas foi fundada em 1890, com o nome legal de Companhia Melhoramentos de São Simão. Embora ela procurasse servir os fazendeiros de café da região de São Simão e Serra Azul, no ano seguinte à inauguração do seu primeiro trecho em 1893, a empresa declarou falência. Em 1908, ela teve suas ações compradas e passou a se chamar São Paulo and Minas Railway. Em 1922, a Cia. Eletro-Metalúrgica Brasileira adquiriu a estrada para usá-la no transporte de minério de ferro trazido de Minas Gerais. Em 1930, a estrada passou para a administração do governo do estado de São Paulo e, nos anos 1940, ela teve sua bitola alargada, possibilitando tráfego mútuo com a Estrada de Ferro Mogiana. Finalmente, em 1971, a São Paulo-Minas foi incorporada pela FEPASA (1).

O subgrupo possui documentos acumulados pela SVOP, a partir do momento em que a ferrovia passou a ser administrada pelo Estado. São documentos de gestão administrativa e pessoal, contendo processos de contratação, pagamento, promoção, transferência e substituição de funcionários, incluindo pedidos de sindicância e investigação sobre acidentes. Contém uma solicitação do Departamento Estadual do Trabalho (DET), regulando a jornada de trabalho dos ferroviários, e relatórios da situação financeira da ferrovia, produzidos entre 1943 e 1957. Há também processos de construção de ramais, compra e venda de vagões, lenha, materiais de construção, além de pedidos de indenização por incêndio causado por fagulhas de trem.

(1) STEFANI, Celia Regina Baider. O Sistema Ferroviário Paulista: um estudo sobre evolução do transporte de passageiros sobre trilhos. São Paulo: 2007. Dissertação de Mestrado apresentada ao departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, p.59-62.

formato

image/jpeg

formato


  • Dimensão: 7 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Fonte

Idioma

português

Direitos

Documentos sem restrição de acesso.

Metadados do objeto digital

Digital object (Master) rights area

Digital object (Referência) rights area

Digital object (Visualização) rights area

Accession area

Ações