Afficher la description archivistique

Sous-fonds 13G3 - Administração de Recursos Humanos do Estado
Rapports

Fait partie de Secretaria das Relações do Trabalho do Estado de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

13G3

Intitulé

Administração de Recursos Humanos do Estado

Date(s)

  • 1963 - 1975 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support


  • Dimensão: 17 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Zone du contexte

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Em 1968, a Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio foi transformada em Secretaria do Trabalho e Administração. Com isso, a Secretaria do Trabalho passou a ter sob sua responsabilidade toda a administração de pessoal e de material do Estado, além das suas funções de assistência ao trabalhador e fiscalização do trabalho (1). Para cumprir com a atividade gestão de recursos humanos, ela recebeu a Coordenadoria de Administração de Pessoal, departamento originalmente subordinado à Secretaria da Fazenda (2). A estrutura da Secretaria ficou então composta pelo Departamento de Administração de Pessoal do Estado (DAPE), o Departamento Médico do Serviço Civil do Estado (DMSCE), além de algumas comissões voltadas para questões específicas da carreira dos servidores públicos.
O DAPE era responsável pelas tarefas de aperfeiçoamento, seleção e treinamento do funcionalismo público, organizando concursos para provimento de cargos, bem como promovendo cursos de aperfeiçoamento, visando à qualificação do funcionalismo. O DMSCE, por sua vez, tinha a atribuição legal de realizar inspeções médicas para ingresso no serviço público ou para fins de licença, afastamento e aposentadoria dos servidores (3). O caráter do serviço do DMSCE era pericial, enquanto o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), entidade também vinculada à Secretaria do Trabalho, cuidava da assistência médica e hospitalar dos seus beneficiários.
Em 1975 a administração de pessoal do Estado foi transferida para a recém-criada Secretaria da Administração (4). Mais tarde, essa atividade passaria para a Unidade Central de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública (5). Neste grupo estão processos de demissão por abandono de cargo; pedidos de contagem de tempo; consultas acerca da possibilidade de acumulação de cargos; pedidos de reintegração e de pagamento de gratificações; além de minutas de decretos e recursos contra decisões do DMSCE para ingresso no serviço público ou concessão de licenças e aposentadorias.

(1) Decreto nº 51.187, de 26 de dezembro de 1968.
(2) Decreto nº 49.899, de 2 de julho de 1968.
(3) Mensagem apresentada pelo Governador Laudo Natel à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo em 31 de março de 1971, p.407.
(4) Decreto nº 5.928, de 15 de março de 1975.
(5) Lei nº 12.474, de 26 de dezembro de 2006. Decreto nº 51.463, de 1 de janeiro de 2007.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Mode de classement

Os documentos permanecem na ordem em que foram recolhidos e estão arranjados nos seguintes conjuntos:

1- Processos do Departamento de Administração de Pessoal do Estado (1963-1975)
                Caixas: C9510-C9520, C9524-C9529 (17 caixas)
2- Recursos contra decisões do Departamento Médico do Serviço Civil do Estado (1968-1969)
                Caixas: C9519, C9525 (2 caixas)
3- Minutas de decreto de retificação de cargos (1969)
                Caixas: C9516, C9519 (2 caixas)

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Documentos com restrição de acesso: os documentos do grupo Administração de Recursos Humanos do Estado (13G3) do fundo Secretaria das Relações do Trabalho (SERT) têm seu acesso condicionado à assinatura de Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, no qual o usuário assume a responsabilidade pelo uso indevido das informações a que tiver acesso (Decreto 61.836 de 18 de novembro de 2016)

Conditions de reproduction


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

BR SPAPESP

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2018

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

Accession area

Actions