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Sub-fondo 1G1 - Administração geral
Informes

Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

1G1

Título

Administração geral

Fecha(s)

  • 1603 - 1852 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte


  • Dimensão: 220 livros e 170 pastas.
  • Suporte: papel, couro e tecido.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O grupo reúne parte da correspondência do capitão-general sobre administração, questões de jurisdição e competência, despesa com oficiais, ajuda de custo, emolumentos e o registro geral de mercês. A administração da capitania estava assentada num complexo sistema de doações de terras, mercês e privilégios, que precisavam ser registrados em livros “para que não se perca a memória de todas as mercês que fizer”. A escrituração e guarda destes livros ficava a cargo do secretário de governo, a quem cabia o registro de todos os atos da administração, bem como das ordens régias, resoluções e decretos que regulavam o andamento administrativo da capitania. Como autoridade soberana na capitania e representante da vontade real, os capitães-generais valiam-se do privilégio de conceder provisões, nomear serventuários e ditar normas no âmbito de suas competências, controlando a distribuição de terras e mercês, e tornando os documentos escritos imprescindíveis para certificar cartas de doação, concessões de mercês, concessões de sesmarias e decisões régias.
Encontram-se neste subgrupo os livros de registros de patentes, provisões, sesmarias, portarias, leis, alvarás, avisos e despachos dos capitães-generais, bem como maços de ordens régias, ofícios, requerimentos e cartas de Sua Majestade. O conteúdo informativo dos maços é bastante amplo, indo de informações gerais sobre a capitania até uma grande quantidade de requerimentos de provisões de tabelião, meirinho, professor e outros ofícios. Os maços de ordens régias, apontados sempre como imprescindíveis para o governo da capitania, são compostos por cartas, resoluções, alvarás, decretos, provisões e avisos do Conselho Ultramarino, que na maior parte das vezes eram arrolados, numerados e lançados nos inventários da Secretaria de Governo.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

Os documentos do grupo Administração Geral estão organizados em 20 séries de livros e 166 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.

Séries:
- 1S1 Cartulários de ordens
- 1S2 Livros de registro de correspondência
- 1S3 Livros de registro de ordens
- 1S4 Livros de registro geral de mercês
- 1S5 Inventários de documentos
- 1S6 Livros-índice de registro de mercês
- 1S7 Livros de registro de contratos
- 1S8 Livros de registro de termos de fiança
- 1S9 Cartulários de correspondência
- 1S10 Livros de registro de licenças
- 1S11 Livros de protocolo
- 1S12 Livros-índice de ordens
- 1S13 Livros de registro de anexos
- 1S14 Livros de registro de atestações
- 1S15 Livros de registro de nomeações
- 1S16 Livros de registro de avaliações
- 1S17 Livros de registro de requerimentos
- 1S18 Livros-índice de requerimentos
- 1S19 Livros de registro de vacinados
- 1S20 Livros de registro de atas
- 1S40 Ordenações

Documentos avulsos:
- 1.1.20 - 1.1.24 Ofícios, certidões e provisões
- 1.1.25 - 1.1.28 Ofícios e ordens
- 1.1.274 - 1.1.280 Índice de documentos
- 1.1.281 - 1.1.287 Ofícios, ordens e contratos
- 1.1.414 - 1.1.434 Requerimentos e petições
- 1.1.435 - 1.1.440 Ofícios, requerimentos e petições
- 1.1.441 - 1.1.445 Requerimentos
- 1.1.446 - 1.1.453 Requerimentos, provisões e certidões
- 1.1.454 - 1.1.460 Ofícios, requerimentos e certidões
- 1.1.514 - 1.1.573 Requerimentos
- 1.1.574 - 1.1.576 Ofícios, representações e instruções
- 1.1.587 - 1.1.592 Ofícios, requerimentos e nomeações
- 1.1.632 - 1.1.637 Ofícios
- 1.1.658 - 1.1.662 Ofícios, requerimentos e índices
- 1.1.663 - 1.1.666 Ofícios, autos e inventários
- 1.1.701 - 1.1.702 Ofícios
- 1.1.703 - 1.1.712 Relações de proprietários de terrenos
- 1.1.802 - 1.1.804 Alvarás, Assentos, Avisos, Cartas de lei, Contratos, Decretos, Estatutos, Leis, Licenças, Perdões, Planos de organização, Regimentos, Regulamentos e Resoluções

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

BR SPAPESP

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2016

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones