Afficher la description archivistique

Sous-fonds 1G1 - Administração geral
Rapports

Fait partie de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

1G1

Intitulé

Administração geral

Date(s)

  • 1603 - 1852 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support


  • Dimensão: 220 livros e 170 pastas.
  • Suporte: papel, couro e tecido.

Zone du contexte

Nom du producteur

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

O grupo reúne parte da correspondência do capitão-general sobre administração, questões de jurisdição e competência, despesa com oficiais, ajuda de custo, emolumentos e o registro geral de mercês. A administração da capitania estava assentada num complexo sistema de doações de terras, mercês e privilégios, que precisavam ser registrados em livros “para que não se perca a memória de todas as mercês que fizer”. A escrituração e guarda destes livros ficava a cargo do secretário de governo, a quem cabia o registro de todos os atos da administração, bem como das ordens régias, resoluções e decretos que regulavam o andamento administrativo da capitania. Como autoridade soberana na capitania e representante da vontade real, os capitães-generais valiam-se do privilégio de conceder provisões, nomear serventuários e ditar normas no âmbito de suas competências, controlando a distribuição de terras e mercês, e tornando os documentos escritos imprescindíveis para certificar cartas de doação, concessões de mercês, concessões de sesmarias e decisões régias.
Encontram-se neste subgrupo os livros de registros de patentes, provisões, sesmarias, portarias, leis, alvarás, avisos e despachos dos capitães-generais, bem como maços de ordens régias, ofícios, requerimentos e cartas de Sua Majestade. O conteúdo informativo dos maços é bastante amplo, indo de informações gerais sobre a capitania até uma grande quantidade de requerimentos de provisões de tabelião, meirinho, professor e outros ofícios. Os maços de ordens régias, apontados sempre como imprescindíveis para o governo da capitania, são compostos por cartas, resoluções, alvarás, decretos, provisões e avisos do Conselho Ultramarino, que na maior parte das vezes eram arrolados, numerados e lançados nos inventários da Secretaria de Governo.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Mode de classement

Os documentos do grupo Administração Geral estão organizados em 20 séries de livros e 166 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.

Séries:
- 1S1 Cartulários de ordens
- 1S2 Livros de registro de correspondência
- 1S3 Livros de registro de ordens
- 1S4 Livros de registro geral de mercês
- 1S5 Inventários de documentos
- 1S6 Livros-índice de registro de mercês
- 1S7 Livros de registro de contratos
- 1S8 Livros de registro de termos de fiança
- 1S9 Cartulários de correspondência
- 1S10 Livros de registro de licenças
- 1S11 Livros de protocolo
- 1S12 Livros-índice de ordens
- 1S13 Livros de registro de anexos
- 1S14 Livros de registro de atestações
- 1S15 Livros de registro de nomeações
- 1S16 Livros de registro de avaliações
- 1S17 Livros de registro de requerimentos
- 1S18 Livros-índice de requerimentos
- 1S19 Livros de registro de vacinados
- 1S20 Livros de registro de atas
- 1S40 Ordenações

Documentos avulsos:
- 1.1.20 - 1.1.24 Ofícios, certidões e provisões
- 1.1.25 - 1.1.28 Ofícios e ordens
- 1.1.274 - 1.1.280 Índice de documentos
- 1.1.281 - 1.1.287 Ofícios, ordens e contratos
- 1.1.414 - 1.1.434 Requerimentos e petições
- 1.1.435 - 1.1.440 Ofícios, requerimentos e petições
- 1.1.441 - 1.1.445 Requerimentos
- 1.1.446 - 1.1.453 Requerimentos, provisões e certidões
- 1.1.454 - 1.1.460 Ofícios, requerimentos e certidões
- 1.1.514 - 1.1.573 Requerimentos
- 1.1.574 - 1.1.576 Ofícios, representações e instruções
- 1.1.587 - 1.1.592 Ofícios, requerimentos e nomeações
- 1.1.632 - 1.1.637 Ofícios
- 1.1.658 - 1.1.662 Ofícios, requerimentos e índices
- 1.1.663 - 1.1.666 Ofícios, autos e inventários
- 1.1.701 - 1.1.702 Ofícios
- 1.1.703 - 1.1.712 Relações de proprietários de terrenos
- 1.1.802 - 1.1.804 Alvarás, Assentos, Avisos, Cartas de lei, Contratos, Decretos, Estatutos, Leis, Licenças, Perdões, Planos de organização, Regimentos, Regulamentos e Resoluções

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

BR SPAPESP

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

Accession area

Actions