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Sub-fondo 6G4 - Administração tributária
Informes

Parte de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

6G4

Título

Administração tributária

Fecha(s)

  • 1888 - 1944 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte

Dimensão: 2 livros e 176 caixas (24,72 metros lineares);
Suporte: papel.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Uma das principais funções do Tesouro, desde o período colonial, era a fiscalização e arrecadação de receita para o Estado. Em 1892, a arrecadação das receitas ordinárias continuou sendo feita pelas recebedorias, coletorias e mesas de renda. Em 1896, o Tesouro foi reorganizado e criada uma subdiretoria de Rendas Públicas e Tomadas de Contas para verificar as contas de todas as estações arrecadadoras, instruindo sobre o modo mais conveniente de prestar contas ao Tesouro (1). Com a reforma de 1935, as atribuições de tomadas de contas foram para a Diretoria de Receita, tendo a seu cargo os serviços de superintendência da arrecadação e de fiscalização dos impostos e taxas. Quatro anos depois, a Diretoria de Receita foi transformada em Departamento, com competência para processar, arrecadar e fiscalizar toda a receita a cargo da Fazenda, estudar as fontes de receita e os métodos de arrecadação, fornecendo ao secretário uma previsão mensal da arrecadação do Estado (2). Atualmente, compete a Diretoria de Arrecadação da Fazenda, vinculada à Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), as atribuições ligadas à arrecadação de receitas do Estado.
O grupo contém entre seus conjuntos cadastros de contribuintes, processos de pedido de isenção de tributos e livros de escrituração de impostos e arrecadação.

(1) Decreto nº 336, de 15 de fevereiro de 1896, art. 11.
(2) Decreto nº 10.197, de 17 de maio de 1939.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

As caixas e livros da Administração Tributária ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os documentos estão reunidos nos seguintes conjuntos:


  • 1- Declarações cadastrais – DECA (1931-1941)
                    Caixas: F580-F740, F846-F848, F863, F865 (166 caixas);
                    Livros: FE1274 (1 livro);
  • 2- Livros de recolhimento de impostos de transmissão de bens (1888-1944)
                    Caixas: F827-F830, F851-F853 (7 caixas);
  • 3- Editais de lançamento de imposto predial (1937-1940)
                    Caixas: F858 (1 caixa);
  • 4- Processos de pedido de isenção de tributos (1924-1936)
                    Caixas: F866 (1 caixa);
  • 5- Livros de escrituração de arrecadação (1889-1890)
                    Livros: E44 (1 livro);
  • 6- Contas da coletoria do Tesouro (1899-1900)
                    Caixas: C6605 (1 caixa).

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2016

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones