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Sous-fonds 6G4 - Administração tributária
Fait partie de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Zone d'identification
Code de référence
Intitulé
Date(s)
- 1888 - 1944 (Production)
Niveau de description
Importance matérielle et support
Suporte: papel.
Zone du contexte
Nom du producteur
Institution de conservation
Histoire archivistique
Modalités d'entrée
Zone du contenu et de la structure
Présentation du contenu
Uma das principais funções do Tesouro, desde o período colonial, era a fiscalização e arrecadação de receita para o Estado. Em 1892, a arrecadação das receitas ordinárias continuou sendo feita pelas recebedorias, coletorias e mesas de renda. Em 1896, o Tesouro foi reorganizado e criada uma subdiretoria de Rendas Públicas e Tomadas de Contas para verificar as contas de todas as estações arrecadadoras, instruindo sobre o modo mais conveniente de prestar contas ao Tesouro (1). Com a reforma de 1935, as atribuições de tomadas de contas foram para a Diretoria de Receita, tendo a seu cargo os serviços de superintendência da arrecadação e de fiscalização dos impostos e taxas. Quatro anos depois, a Diretoria de Receita foi transformada em Departamento, com competência para processar, arrecadar e fiscalizar toda a receita a cargo da Fazenda, estudar as fontes de receita e os métodos de arrecadação, fornecendo ao secretário uma previsão mensal da arrecadação do Estado (2). Atualmente, compete a Diretoria de Arrecadação da Fazenda, vinculada à Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), as atribuições ligadas à arrecadação de receitas do Estado.
O grupo contém entre seus conjuntos cadastros de contribuintes, processos de pedido de isenção de tributos e livros de escrituração de impostos e arrecadação.
(1) Decreto nº 336, de 15 de fevereiro de 1896, art. 11.
(2) Decreto nº 10.197, de 17 de maio de 1939.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accruals
Mode de classement
As caixas e livros da Administração Tributária ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os documentos estão reunidos nos seguintes conjuntos:
- 1- Declarações cadastrais – DECA (1931-1941)
Caixas: F580-F740, F846-F848, F863, F865 (166 caixas);
Livros: FE1274 (1 livro); - 2- Livros de recolhimento de impostos de transmissão de bens (1888-1944)
Caixas: F827-F830, F851-F853 (7 caixas); - 3- Editais de lançamento de imposto predial (1937-1940)
Caixas: F858 (1 caixa); - 4- Processos de pedido de isenção de tributos (1924-1936)
Caixas: F866 (1 caixa); - 5- Livros de escrituração de arrecadação (1889-1890)
Livros: E44 (1 livro); - 6- Contas da coletoria do Tesouro (1899-1900)
Caixas: C6605 (1 caixa).