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Sous-fonds 6G4 - Administração tributária
Rapports

Fait partie de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

6G4

Intitulé

Administração tributária

Date(s)

  • 1888 - 1944 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support

Dimensão: 2 livros e 176 caixas (24,72 metros lineares);
Suporte: papel.

Zone du contexte

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Uma das principais funções do Tesouro, desde o período colonial, era a fiscalização e arrecadação de receita para o Estado. Em 1892, a arrecadação das receitas ordinárias continuou sendo feita pelas recebedorias, coletorias e mesas de renda. Em 1896, o Tesouro foi reorganizado e criada uma subdiretoria de Rendas Públicas e Tomadas de Contas para verificar as contas de todas as estações arrecadadoras, instruindo sobre o modo mais conveniente de prestar contas ao Tesouro (1). Com a reforma de 1935, as atribuições de tomadas de contas foram para a Diretoria de Receita, tendo a seu cargo os serviços de superintendência da arrecadação e de fiscalização dos impostos e taxas. Quatro anos depois, a Diretoria de Receita foi transformada em Departamento, com competência para processar, arrecadar e fiscalizar toda a receita a cargo da Fazenda, estudar as fontes de receita e os métodos de arrecadação, fornecendo ao secretário uma previsão mensal da arrecadação do Estado (2). Atualmente, compete a Diretoria de Arrecadação da Fazenda, vinculada à Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), as atribuições ligadas à arrecadação de receitas do Estado.
O grupo contém entre seus conjuntos cadastros de contribuintes, processos de pedido de isenção de tributos e livros de escrituração de impostos e arrecadação.

(1) Decreto nº 336, de 15 de fevereiro de 1896, art. 11.
(2) Decreto nº 10.197, de 17 de maio de 1939.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Mode de classement

As caixas e livros da Administração Tributária ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os documentos estão reunidos nos seguintes conjuntos:


  • 1- Declarações cadastrais – DECA (1931-1941)
                    Caixas: F580-F740, F846-F848, F863, F865 (166 caixas);
                    Livros: FE1274 (1 livro);
  • 2- Livros de recolhimento de impostos de transmissão de bens (1888-1944)
                    Caixas: F827-F830, F851-F853 (7 caixas);
  • 3- Editais de lançamento de imposto predial (1937-1940)
                    Caixas: F858 (1 caixa);
  • 4- Processos de pedido de isenção de tributos (1924-1936)
                    Caixas: F866 (1 caixa);
  • 5- Livros de escrituração de arrecadação (1889-1890)
                    Livros: E44 (1 livro);
  • 6- Contas da coletoria do Tesouro (1899-1900)
                    Caixas: C6605 (1 caixa).

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

BR SPAPESP

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

Accession area

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