View archival description

Subfonds 9G6 - Estatística e Arquivo
Reports

Part of Secretaria do Interior do Estado de São Paulo

Identity area

Reference code

9G6

Title

Estatística e Arquivo

Date(s)

  • 1892 - 1930 (Creation)

Level of description

Subfonds

Extent and medium


  • Dimensão: 14 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Context area

Name of creator

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Em 1892 o Governo do Estado criou, subordinada à Secretaria do Interior, a Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, com o objetivo de apurar dados indispensáveis à Administração, na forma de estatísticas, e zelar pelos originais de toda a documentação administrativa do Estado, de interesse público e histórico (1). Dentro da Secretaria de Governo da Província havia uma seção específica para coletar informações e produzir dados estatísticos; porém um trabalho regular e criterioso nesse sentido só começou a ser desenvolvido após a criação da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado (2). Entre os primeiros desafios da nova Repartição estava a de produzir dados seguros sobre o crescimento populacional, com vista a auxiliar no planejamento do saneamento da capital. A Repartição produziu também mapas estatísticos sobre o movimento de entrada e saída de imigrantes no Estado e de eleitores nos municípios paulistas, além de colher elementos sobre a produção agrícola do Estado, úteis para propaganda (3).
Outra importante função da Repartição era operar como uma espécie de arquivo central da Administração, recebendo os documentos findos das Secretarias de Estado. Os documentos mais antigos sob sua guarda eram transcritos e publicados numa coletânea com o título de Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo. Com a extinção da Secretaria do Interior em 1931, a Repartição foi transferida para a Secretaria da Educação e Saúde Pública. Neste grupo estão ofícios produzidos pelos diretores da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado e encaminhados ao Secretário do Interior, tratando dos trabalhos estatísticos, da gestão de funcionários, concurso para amanuense, verbas, despesas, publicações, recolhimentos e a respeito da Comissão nomeada para avaliação e descarte de documentos.

(1) Decreto nº 30, de 10 de março de 1892.
(2) Regulamento nº 7, expedido para a Secretaria de Governo em 24 de abril de 1868.
(3) Relatório apresentado ao cidadão Dr. Cesário Motta Junior, Secretário dos Negócios do Interior do Estado de São Paulo, pelo Dr. Antonio de Toledo Piza, Diretor da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, em 13 de março de 1894. Anexo ao Relatório apresentado ao Senhor Doutor Presidente do Estado de São Paulo pelo Dr. Cesário Motta Junior, Secretário d´Estado dos Negócios do Interior, em 28 de março de 1894.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Os documentos do grupo ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Eles estão reunidos no seguinte conjunto:


  • 1- Ofícios recebidos da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado (1892-1930)
                    Caixas: C6744, C6796, C6990 e C7006-C7016 (14 caixas)

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrição de acesso.

Conditions governing reproduction

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Para as fotografias, a digitalização dos documentos será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso a obra já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz. É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé.

O serviço de digitalização estabelecerá uma quantidade máxima de documentos que poderão ser solicitados para digitalização.

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Notes area

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

BR SPAPESP

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

2017

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Centro de Acervo Permanente / APESP

Digital object metadata

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Actions