Imprimé : 2024-11-22
Afficher la description archivistique
Subgrupo 12SG13 - Coleção do Dr. Luís Tavares da Cunha
Fait partie de Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Zone d'identification
Code de référence
12SG13
Intitulé
Coleção do Dr. Luís Tavares da Cunha
Date(s)
- 1937 - 1954 (Production)
Niveau de description
Subgrupo
Importance matérielle et support
- Dimensão: 1 caixa.
- Suporte: papel.
- Gênero: textual.
Zone du contexte
Nom du producteur
Institution de conservation
Histoire archivistique
Modalités d'entrée
Zone du contenu et de la structure
Présentation du contenu
Em novembro de 1990 o desembargador Luís Fernando Whitaker Tavares da Cunha doou uma pasta de documentos acumulados pelo seu pai, o delegado Luís Tavares da Cunha, titular da Delegacia de Ordem Política durante o Estado Novo e, posteriormente, em 1954. Os documentos doados ficaram no Arquivo Intermediário até 1992 e depois foram incorporados ao arquivo permanente. Esse pequeno conjunto é formado basicamente por relatórios, ofícios e notas reservadas do Serviço Secreto, tratando de investigações de suspeitos de espionagem, opositores do regime, censura e das articulações políticas que tomaram corpo durante os meses finais do Estado Novo. Ele contém ainda autos de arrecadação dos arquivos pertencentes aos consulados alemães em Santos e na Capital; de fechamento do partido Trabalhista Brasileiro; uma relação de contribuintes do Fascio de São Paulo, apreendida em 1941; além de dois relatórios produzidos em 1954 – um deles referente a um inquérito instaurado contra jornalistas que exaltaram o Movimento de 1932, e outro apurando as atividades do Sindicato de Estivadores de Santos.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accruals
Mode de classement
Os documentos do Dr. Luís Tavares da Cunha encontram-se parcialmente ordenados em folders. Em razão do desconhecimento dos motivos que levaram os referidos documentos a serem subtraídos do acervo do DEOPS-SP, optou-se em mantê-los separados num subgrupo provisório até o tratamento e incorporação deles às suas séries originais.
- 1- Relatórios, ofícios e notas reservadas do Dr. Luís Tavares da Cunha (1937-1954)
Caixas: DEOPS 97 (1 caixa)
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
- Documentos com restrição de acesso: os documentos deste subgrupo têm seu acesso condicionado à assinatura de Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, no qual o usuário assume a responsabilidade pelo uso indevido das informações a que tiver acesso (Decreto 61.836 de 18 de novembro de 2016).
Conditions de reproduction
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Points d'accès
Points d'accès sujets
Points d'accès lieux
Points d'accès Noms
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service responsable de la description
BR SPAPESP
Règles et/ou conventions utilisées
Niveau d'élaboration
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
2018
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Centro de Acervo Permanente / APESP