Impressão: 2024-11-22
Ver descrição arquivística
Subgrupo 12SG13 - Coleção do Dr. Luís Tavares da Cunha
Parte de Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
Zona de identificação
Código de referência
12SG13
Título
Coleção do Dr. Luís Tavares da Cunha
Data(s)
- 1937 - 1954 (Produção)
Nível de descrição
Subgrupo
Dimensão e suporte
- Dimensão: 1 caixa.
- Suporte: papel.
- Gênero: textual.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Em novembro de 1990 o desembargador Luís Fernando Whitaker Tavares da Cunha doou uma pasta de documentos acumulados pelo seu pai, o delegado Luís Tavares da Cunha, titular da Delegacia de Ordem Política durante o Estado Novo e, posteriormente, em 1954. Os documentos doados ficaram no Arquivo Intermediário até 1992 e depois foram incorporados ao arquivo permanente. Esse pequeno conjunto é formado basicamente por relatórios, ofícios e notas reservadas do Serviço Secreto, tratando de investigações de suspeitos de espionagem, opositores do regime, censura e das articulações políticas que tomaram corpo durante os meses finais do Estado Novo. Ele contém ainda autos de arrecadação dos arquivos pertencentes aos consulados alemães em Santos e na Capital; de fechamento do partido Trabalhista Brasileiro; uma relação de contribuintes do Fascio de São Paulo, apreendida em 1941; além de dois relatórios produzidos em 1954 – um deles referente a um inquérito instaurado contra jornalistas que exaltaram o Movimento de 1932, e outro apurando as atividades do Sindicato de Estivadores de Santos.
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Sistema de organização
Os documentos do Dr. Luís Tavares da Cunha encontram-se parcialmente ordenados em folders. Em razão do desconhecimento dos motivos que levaram os referidos documentos a serem subtraídos do acervo do DEOPS-SP, optou-se em mantê-los separados num subgrupo provisório até o tratamento e incorporação deles às suas séries originais.
- 1- Relatórios, ofícios e notas reservadas do Dr. Luís Tavares da Cunha (1937-1954)
Caixas: DEOPS 97 (1 caixa)
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
- Documentos com restrição de acesso: os documentos deste subgrupo têm seu acesso condicionado à assinatura de Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, no qual o usuário assume a responsabilidade pelo uso indevido das informações a que tiver acesso (Decreto 61.836 de 18 de novembro de 2016).
Condiçoes de reprodução
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona de notas
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
BR SPAPESP
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
2018
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Centro de Acervo Permanente / APESP