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Subfonds 12G8 - Delegacias Especializadas de Investigação Criminal
Relatórios

Parte de Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

12G8

Título

Delegacias Especializadas de Investigação Criminal

Data(s)

  • 1909 - 1978 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 47 livros, 12 caixas e 12 álbuns fotográficos.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: iconográfico e textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Antes mesmo do estabelecimento do Gabinete de Investigações em 1910, para fazer diligências de crimes graves, exercer vigilância contra suspeitos e promover a captura de criminosos foragidos, havia um delegado nomeado pela Secretaria da Segurança para organizar os prontuários de todos criminosos foragidos, publicando uma lista completa dos seus nomes (1). Com o crescimento das atividades policiais, em parte devido ao crescimento populacional do estado, o arquivo de prontuários do Gabinete foi aumentando e seu trabalho repartido entre delegacias especializadas. Em 1924, o Gabinete de Investigações passou a contar com sete delegacias especializadas para investigar crimes contra a segurança pessoal, furtos e roubos, falsificações, costume e jogos, ordem política e social, vigilância e a captura de criminosos e perícia nos locais de crime (2). Em 1945, o Gabinete de Investigações passou a se chamar Departamento de Investigações (DI), dando origem, anos depois, ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) (3).
Nesse grupo estão documentos do Gabinete de Investigações e de algumas de suas delegacias especializadas, contendo álbuns de fotos, relatórios, ofícios, relações de inquéritos sem solução, um projeto de reforma, portarias e telegramas. Contém ainda uma curiosa coleção de documentos do investigador Alceu de Albuquerque Martins, que começou a carreira na Delegacia de Ordem Política e Social, em 1937, e se tornou encarregado de várias delegacias especializadas do Departamento de Investigações nos anos 1950. Entre os documentos guardados pelo investigador estão ordens de serviço, relatórios, cartas, bilhetes, prontuários de contraventores e fichas de policiais e ladrões. A documentação foi recolhida pela Delegacia Regional de Sorocaba, cidade onde o investigador veio a falecer após sua aposentadoria.

(1) CANTINHO FILHO, Rafael. Gabinete de Investigações (esboço histórico), 1909-1927. São Paulo: Tip. da Casa Garraux, 1927.
(2) Lei nº 2.034, de 30 de dezembro de 1924.
(3) Decreto-Lei nº 14.854, de 9 de julho de 1945; Decreto nº 49.046, de 6 de dezembro de 1967, que reorganizou o DI criou o DEIC; Decreto nº 24.919, de 14 de março de 1986, de criou e organizou o DHPP.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos desse grupo ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os documentos estão distribuídos nos seguintes conjuntos:


  • 1- Informes de procurados encaminhados ao Gabinete de Investigações (1909)
                    Caixas: C6559 (1 caixa)
  • 2- Álbum de retratos de criminosos foragidos e pessoas desaparecidas (1911-1940)
                    Caixas: Acadepol 767 (1 álbum)
  • 3- Mapas de indivíduos presos (1912)
                    Caixas: C9497-C9502 (6 caixas)
  • 4- Inquérito referente a venda fraudulenta de terras em Iguape, Ilha Grande e Barra do Tietê (1918)
                    Caixas: Acadepol 638A-C (3 livros)
  • 5- Álbum de moeda falsa (1926)
                    Caixas: Acadepol 827 (1 álbum)
  • 6- Relatórios do Gabinete de Investigações (1926-1936)
                    Caixas: Acadepol 702, 785-786, 812 (4 livros)
  • 7- Relação de inquéritos sem solução enviados ao Gabinete de Investigações (1919-1923)
                    Caixas: Acadepol 710 (1 livro)
  • 8- Álbuns de cadáveres desconhecidos (1927-1940)
                    Caixas: Acadepol 767, 770, 799 (10 álbuns)
  • 9- Correspondência do Gabinete de Investigações (1938-1944)
                    Caixas: Acadepol 791, 795 (5 livros)
  • 10- Registro de ofícios, portarias, memorandos e telegramas da Delegacia de Segurança Pessoal (1926-1940)
                    Caixas: Acadepol 657, 676, 679, 689, 694, 700, 723-725, 742, 746, 789, 797, 801-802 (24 livros)
  • 11- Índice dos acusados em inquérito da Delegacia de Segurança Pessoal (1931)
                    Caixas: Acadepol 805 (1 livro)
  • 12- Cópias de relatórios e movimento da Delegacia de Segurança Pessoal (1931-1956)
                    Caixas: Acadepol 700, 797, 824 (5 livros)
  • 13- Projeto de reforma do Gabinete de Investigações (1938)
                    Caixas: Acadepol 824 (1 livro)
  • 14- Álbuns de punguistas e ladrões (1948-1951)
                    Caixas: Acadepol 824A (3 livros)
  • 15- Documentos do investigador Alceu de Albuquerque Martins (1937-1979)
                    Caixas: SSP 68-72 (5 caixas)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso


  • Documentos com restrição de acesso: os documentos deste grupo têm seu acesso condicionado à assinatura de Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, no qual o usuário assume a responsabilidade pelo uso indevido das informações a que tiver acesso (Decreto 61.836 de 18 de novembro de 2016).

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2018

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções