Imprimé : 2024-11-22
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São Paulo Railway Company
Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
São Paulo Railway Company
Forme(s) parallèle(s) du nom
- Ingleza
- Inglesa
- SPR
- E.F. São Paulo Railway
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1867-1946
Historique
Vencer a barreira geográfica da serra do Mar em São Paulo só era possível através de um longo e perigoso esforço próximo ao abismo. Durante séculos o acesso ao planalto era muito limitado, portanto, a circulação de pessoas e mercadorias em São Paulo era em pequena escala. A Calçada de Lorena de 1792 foi o primeiro caminho pavimentado a ultrapassar o declive de quase 800 metros. Entretanto, mesmo após a ligação entre o litoral o planalto, o caminho ainda era feito por tropas de mula, com altos custos de frete.
Uma ferrovia que ligasse Santos, São Paulo e a Vila de Jundiaí era fundamental para os interesses da província e da rica zona agrícola a partir de Jundiaí.
O governo imperial garantia 5% de juros anuais ao capital aplicado na construção da via. Ademais de quilómetros de zona exclusiva aos arredores dos trilhos. A província de São Paulo ainda adicionou mais 2% de garantia ao generoso montante.
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos à Jundiaí. A companhia foi organizada segundo Adolfo Pinto pelos Marqueses de Monte Alegre e São Vicente e o Barão de Mauá em Londres.
Em 1867 é inaugurado a São Paulo Railway Company, conhecida por muitos por inglesa. A estação da Luz no centro da capital paulista e a vila de Paranapiaca em Santo André-SP são símbolos dos padrões arquitetônicos ingleses construídos pela São Paulo Railway Company.
De 1867 até 1937 a São Paulo Railway Company
Ideias:
Malha Funil
Estação da Luz
Transporte de café
Baldeação de cargas
Uma ferrovia que ligasse Santos, São Paulo e a Vila de Jundiaí era fundamental para os interesses da província e da rica zona agrícola a partir de Jundiaí.
O governo imperial garantia 5% de juros anuais ao capital aplicado na construção da via. Ademais de quilómetros de zona exclusiva aos arredores dos trilhos. A província de São Paulo ainda adicionou mais 2% de garantia ao generoso montante.
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos à Jundiaí. A companhia foi organizada segundo Adolfo Pinto pelos Marqueses de Monte Alegre e São Vicente e o Barão de Mauá em Londres.
Em 1867 é inaugurado a São Paulo Railway Company, conhecida por muitos por inglesa. A estação da Luz no centro da capital paulista e a vila de Paranapiaca em Santo André-SP são símbolos dos padrões arquitetônicos ingleses construídos pela São Paulo Railway Company.
De 1867 até 1937 a São Paulo Railway Company
Ideias:
Malha Funil
Estação da Luz
Transporte de café
Baldeação de cargas
Lieux
LINHA TRONCO SANTOS-JUNDIAÍ
Principais cidades atendidas:
Santos-SP
Cubatão-SP
Santo André-SP
São Caetano-SP
São Paulo-SP
Caieiras-SP
Franco da Rocha-SP
Campo Limpo Paulista-SP
Jundiaí-SP
RAMAL BRAGANTINA (1903)
Principais cidades atendidas:
Campo Limpo Paulista-SP
Atibaia-SP
Bragança Paulista-SP
Principais cidades atendidas:
Santos-SP
Cubatão-SP
Santo André-SP
São Caetano-SP
São Paulo-SP
Caieiras-SP
Franco da Rocha-SP
Campo Limpo Paulista-SP
Jundiaí-SP
RAMAL BRAGANTINA (1903)
Principais cidades atendidas:
Campo Limpo Paulista-SP
Atibaia-SP
Bragança Paulista-SP
Statut juridique
Fonctions et activités
Transporte de cargas e passageiros, serviços telegráficos e colonização de terras.
Textes de référence
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos a Jundiaí.
Decreto-lei n° 9.868, de 13 de Setembro de 1946. Autoriza a encampação da The São Paulo Railway Company.
Lei n° 3115, de 16... » de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)
Decreto-lei n° 9.868, de 13 de Setembro de 1946. Autoriza a encampação da The São Paulo Railway Company.
Lei n° 3115, de 16... » de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)
Organisation interne/Généalogie
Contexte général
História de Ferrovia
Zone des relations
Zone du contrôle
Identifiant de la description
BR SPAPESP
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Niveau d'élaboration
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
2014