Impressão: 2024-11-22
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São Paulo Railway Company
Zona de identificação
tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
São Paulo Railway Company
Forma(s) paralela(s) de nome
- Ingleza
- Inglesa
- SPR
- E.F. São Paulo Railway
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
datas de existência
1867-1946
história
Vencer a barreira geográfica da serra do Mar em São Paulo só era possível através de um longo e perigoso esforço próximo ao abismo. Durante séculos o acesso ao planalto era muito limitado, portanto, a circulação de pessoas e mercadorias em São Paulo era em pequena escala. A Calçada de Lorena de 1792 foi o primeiro caminho pavimentado a ultrapassar o declive de quase 800 metros. Entretanto, mesmo após a ligação entre o litoral o planalto, o caminho ainda era feito por tropas de mula, com altos custos de frete.
Uma ferrovia que ligasse Santos, São Paulo e a Vila de Jundiaí era fundamental para os interesses da província e da rica zona agrícola a partir de Jundiaí.
O governo imperial garantia 5% de juros anuais ao capital aplicado na construção da via. Ademais de quilómetros de zona exclusiva aos arredores dos trilhos. A província de São Paulo ainda adicionou mais 2% de garantia ao generoso montante.
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos à Jundiaí. A companhia foi organizada segundo Adolfo Pinto pelos Marqueses de Monte Alegre e São Vicente e o Barão de Mauá em Londres.
Em 1867 é inaugurado a São Paulo Railway Company, conhecida por muitos por inglesa. A estação da Luz no centro da capital paulista e a vila de Paranapiaca em Santo André-SP são símbolos dos padrões arquitetônicos ingleses construídos pela São Paulo Railway Company.
De 1867 até 1937 a São Paulo Railway Company
Ideias:
Malha Funil
Estação da Luz
Transporte de café
Baldeação de cargas
Uma ferrovia que ligasse Santos, São Paulo e a Vila de Jundiaí era fundamental para os interesses da província e da rica zona agrícola a partir de Jundiaí.
O governo imperial garantia 5% de juros anuais ao capital aplicado na construção da via. Ademais de quilómetros de zona exclusiva aos arredores dos trilhos. A província de São Paulo ainda adicionou mais 2% de garantia ao generoso montante.
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos à Jundiaí. A companhia foi organizada segundo Adolfo Pinto pelos Marqueses de Monte Alegre e São Vicente e o Barão de Mauá em Londres.
Em 1867 é inaugurado a São Paulo Railway Company, conhecida por muitos por inglesa. A estação da Luz no centro da capital paulista e a vila de Paranapiaca em Santo André-SP são símbolos dos padrões arquitetônicos ingleses construídos pela São Paulo Railway Company.
De 1867 até 1937 a São Paulo Railway Company
Ideias:
Malha Funil
Estação da Luz
Transporte de café
Baldeação de cargas
locais
LINHA TRONCO SANTOS-JUNDIAÍ
Principais cidades atendidas:
Santos-SP
Cubatão-SP
Santo André-SP
São Caetano-SP
São Paulo-SP
Caieiras-SP
Franco da Rocha-SP
Campo Limpo Paulista-SP
Jundiaí-SP
RAMAL BRAGANTINA (1903)
Principais cidades atendidas:
Campo Limpo Paulista-SP
Atibaia-SP
Bragança Paulista-SP
Principais cidades atendidas:
Santos-SP
Cubatão-SP
Santo André-SP
São Caetano-SP
São Paulo-SP
Caieiras-SP
Franco da Rocha-SP
Campo Limpo Paulista-SP
Jundiaí-SP
RAMAL BRAGANTINA (1903)
Principais cidades atendidas:
Campo Limpo Paulista-SP
Atibaia-SP
Bragança Paulista-SP
status legal
funções, ocupações e atividades
Transporte de cargas e passageiros, serviços telegráficos e colonização de terras.
Mandatos/Fontes de autoridade
Decreto n° 1759 de 26 de abril de 1856 concedia o privilégio de 90 anos para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro de Santos a Jundiaí.
Decreto-lei n° 9.868, de 13 de Setembro de 1946. Autoriza a encampação da The São Paulo Railway Company.
Lei n° 3115, de 16... » de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)
Decreto-lei n° 9.868, de 13 de Setembro de 1946. Autoriza a encampação da The São Paulo Railway Company.
Lei n° 3115, de 16... » de março de 1957. Criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)
Estruturas internas/genealogia
contexto geral
História de Ferrovia
Área de relacionamento
área de controle
Identificador da descrição
BR SPAPESP
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)
2014