View archival description

Fonds BR SPAPESP SMAEF - Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física
Reports

Identity area

Reference code

BR SPAPESP SMAEF

Title

Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física

Date(s)

  • 1942 - 1962 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium


  • Dimensão: 2 documentos.
  • Suporte: papel
  • Gênero: textual

Context area

Name of creator

Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física (1942 -)

Administrative history

Em 7 de setembro de 1942, foi fundada a Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física de São Paulo, cujos estatutos foram publicados no Diário Oficial nº 252, de 16 de dezembro de 1942, tendo sido registrada juridicamente de utilidade pública pela lei estadual nº 942, de 24 de janeiro de 1951. A fundação da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física foi registrada em ata de 7 de setembro de 1942 com a redação do seu estatuto, composto por 9 artigos (1).

Com o objetivo de promover o estudo e a divulgação da medicina relacionada à prática da educação física e dos esportes, em todas modalidades e graus, a Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física nasceu como sociedade civil sem fins lucrativos no contexto de criação de cursos de medicina especializada em educação física e desportes, em 1939, com a Escola Nacional de Educação e Desportes, na Universidade do Brasil (2), e em 1940, com a Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo (3).

Seu primeiro presidente foi o médico cardiologista Reynaldo Kuntz Busch, tendo exercido o seu mandato 11 vezes entre 1942 e 1973 (4).

Em Resolução de Assembleia Geral, de 8 de junho de 1976, a instituição recebeu a denominação de Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE), cuja sede na atualidade se localiza na Associação Paulista de Medicina (5).

(1) Ata registrada no 1º livro de atas das sessões mensais da Assembleia Geral da Diretoria e do Conselho Técnico da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física, realizadas entre 1942 e 1943. Fundo Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física. Notação 127.1.1
(2) Lei Federal nº 1.212/1939
(3) A Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo foi criada pelo decreto nº4.855, de 27 de janeiro de 1931, e iniciou suas atividades em 1934. Depois do reconhecimento de sua instituição pelo governo federal no decreto-lei nº 5.723, de 28 de maio de 1940, e no decreto-lei nº 16.531, de 6 de setembro de 1941, incorporou-se ao sistema estadual de ensino superior em 1958. Passou a integrar a Universidade de São Paulo em 1969 e se instalou no campus da cidade universitária Armando de Salles Oliveira em 1975. Atualmente é a Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP). Informações em Escola de Educação Física in Universidade de São Paulo: Alma Mater Paulista, pp. 69-70.EDUSP/Imprensa Oficial. São Paulo. 1998.
(4) O médico cardiologista Reynaldo Kuntz Busch, nascido em Limeira no ano de 1898, teve importante participação no estudo e na investigação científica na área da medicina esportiva. Também fez pesquisas na área de história e educação. Formou-se em 1935, pela Faculdade Fluminense de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Especializou-se em cardiologia em 1939 pela Faculdade de Medicina da USP e em medicina aplicada à educação física e esportes em 1942 na Escola Superior de Educação Física. Atuou como docente no Instituto de Educação da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Também foi diretor do Departamento Médico do Serviço Civil do Estado, diretor da Escola Normal Oficial de Pirassununga entre outras instituições. Foi membro da Associação Paulista de Medicina de Limeira, da Academia de Medicina de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte e foi sócio fundador da Academia Paulista de Educação. Faleceu em São Paulo em 1974. Informações biográficas de Reynaldo Kuntz Busch nos sites das referidas instituições e em seus livros, Ensino Normal em São Paulo. Legislação, evolução, organização, administração. Livraria Record Editora. São Paulo. 1935 e História de Limeira. Edição da Prefeitura Municipal de Limeira. Serviço de Educação e Cultura. 1967.
(5) Informações no site www.spamde.com.br/sobre-nos/estatuto/

Archival history

Os documentos da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física foram doados ao Arquivo do Estado de São Paulo em 1973, pelo então presidente da instituição Dr. Reynaldo Kuntz Busch (1). O professor, também, doou um exemplar da História de Limeira, livro publicado em 1967, e outro da monografia O Ensino Normal em São Paulo, publicada em 1935, obras de sua autoria. (2).

Os documentos da SMAEF permaneceram inseridos na organização física dos documentos públicos (caixa C08856) até serem transferidos e incorporados ao Núcleo de Acervo Textual Privado, em 2011.

(1) Carta de oferecimento de documentos. Dr. Reynaldo Kuntz Busch. Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física. São Paulo, 14 de dezembro de 1973.
(2) As publicações estão disponíveis para consulta na Biblioteca do APESP.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O fundo Sociedade de Medicina Aplica à Educação Física é constituído pelos dois primeiros Livros de Atas da instituição: o 1º contendo registros de 7 de setembro de 1942 a 19 de dezembro de 1943, e o 2º, de 26 de janeiro de 1944 a 22 de janeiro de 1962.
Os livros contêm o registro das atas correspondentes às sessões mensais da Assembleia Geral da Diretoria e do Conselho Técnico da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física, que reuniam seus membros sob a presidência do médico Reynaldo Kuntz Busch.
A 1ª ata, de 7 de setembro de 1942, corresponde à fundação da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física, e as demais atas relatam nas suas sessões mensais o processo de eleição dos representantes da sua Diretoria e do seu Conselho Técnico nos vários intervalos entre 1942 e 1962 e os debates e as deliberações em torno do exercício profissional do médico especializado em educação física e esportes e da sua atuação em âmbito técnico-científico e educacional.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

O fundo é composto por dois livros:


  • Livro de atas da Assembleia Geral nº 1 (1942-1943)

Textual: 127.1.1 (1 livro)

  • Livro de atas da Assembleia Geral nº 2 (1944-1962)

Textual: 127.1.2 (1 livro)

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Relacionados ao tema da educação física e atuação dos profissionais médicos nas escolas (fisicultura), veja os ofícios produzidos pelo Departamento de Educação Física no fundo Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/departamento-de-educacao-fisica;isad

Notes area

Access points

Subject access points

Place access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

BR SPAPESP

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

2019

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Centro de Acervo Permanente / APESP

Digital object metadata

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Actions