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Sub-fondo 9G7 - Museu Paulista e Biblioteca do Estado
Informes

Parte de Secretaria do Interior do Estado de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

9G7

Título

Museu Paulista e Biblioteca do Estado

Fecha(s)

  • 1895 - 1930 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte


  • Dimensão: 13 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Entre as instituições culturais que respondiam à Secretaria do Interior estavam o Museu Paulista e a Biblioteca Pública do Estado. O Museu Paulista foi criado em 1894 e inaugurado próximo ao sítio histórico da proclamação da Independência (1). A princípio ele foi um espaço dedicado ao estudo das ciências naturais; contudo, a partir de 1917, iniciou-se sua transfiguração em um museu predominantemente histórico. Em 1922, durante as preparações para a comemoração do centenário da Independência do Brasil, o Museu, sob o comando do historiador Affonso de Taunay, adquiriu novos acervos, reformou a sua decoração interna e deu destaque aos vultos históricos paulistas (2).
A Biblioteca Pública do Estado, por sua vez, foi criada em 1895, para servir de fonte de cultura e conhecimento para a população (3). A Biblioteca possuía duas seções, uma de manuscritos e impressos, e outra de trabalhos gráficos, além de salas de leitura e um espaço para conservar seu acervo, formado por livros, mapas, revistas e jornais (4). Em 1931, o Museu Paulista e a Biblioteca foram transferidos para a Secretaria da Educação e Saúde (5). Três anos depois, o Museu passou a integrar a Universidade de São Paulo (6).
Neste grupo encontram-se ofícios encaminhados ao Secretário do Interior pela administração do Museu Paulista, solicitando verbas, equipamentos, renovação do contrato de seguro e isenção de impostos para aquisição de objetos para o Museu. Contém ainda ofícios de encaminhamento de relatórios, justificação de despesas, comunicados de obras e férias de funcionários. A documentação produzida pela Biblioteca do Estado contém ofícios solicitando verbas, renovação de contrato de locação, assuntos de gestão de pessoal e prestação de contas sobres obras e serviços da Biblioteca.

(1) Decreto nº 249, de 26 de julho de 1894.
(2) BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: UNESP/Museu Paulista, 2005.
(3) Lei nº 351, de 26 de agosto de 1895.
(4) Decreto nº 327, de 31 de dezembro de 1895.
(5) Decreto nº 4.917, de 3 de março de 1931.
(6) Decreto nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

Os documentos encaminhados pelo Museu Paulista e pela Biblioteca Pública não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Seus conjuntos são os seguintes:


  • 1- Ofícios recebidos do Museu Paulista (1895-1930)
                    Caixas: C6763, C6773, C6796, C6900, C6978-C6983, C7138 (11 caixas)
  • 2- Ofícios recebidos da Biblioteca Pública do Estado (1913-1925)
                    Caixas: C7017, C7119 (2 caixas)

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Sem restrição de acesso.

Condiciones

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Para as fotografias, a digitalização dos documentos será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso a obra já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz. É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé.

O serviço de digitalização estabelecerá uma quantidade máxima de documentos que poderão ser solicitados para digitalização.

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2017

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones