Visualizar descrição arquivística

Grupo 9G7 - Museu Paulista e Biblioteca do Estado
Relatórios

Parte de Secretaria do Interior do Estado de São Paulo

Identificação

Código de referência

9G7

Título

Museu Paulista e Biblioteca do Estado

Data(s)

  • 1895 - 1930 (Produção)

Nível de descrição

Grupo

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 13 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Contextualização

Produtor/Acumulador

História arquivística

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Conteúdo e estrutura

Conteúdo

Entre as instituições culturais que respondiam à Secretaria do Interior estavam o Museu Paulista e a Biblioteca Pública do Estado. O Museu Paulista foi criado em 1894 e inaugurado próximo ao sítio histórico da proclamação da Independência (1). A princípio ele foi um espaço dedicado ao estudo das ciências naturais; contudo, a partir de 1917, iniciou-se sua transfiguração em um museu predominantemente histórico. Em 1922, durante as preparações para a comemoração do centenário da Independência do Brasil, o Museu, sob o comando do historiador Affonso de Taunay, adquiriu novos acervos, reformou a sua decoração interna e deu destaque aos vultos históricos paulistas (2).
A Biblioteca Pública do Estado, por sua vez, foi criada em 1895, para servir de fonte de cultura e conhecimento para a população (3). A Biblioteca possuía duas seções, uma de manuscritos e impressos, e outra de trabalhos gráficos, além de salas de leitura e um espaço para conservar seu acervo, formado por livros, mapas, revistas e jornais (4). Em 1931, o Museu Paulista e a Biblioteca foram transferidos para a Secretaria da Educação e Saúde (5). Três anos depois, o Museu passou a integrar a Universidade de São Paulo (6).
Neste grupo encontram-se ofícios encaminhados ao Secretário do Interior pela administração do Museu Paulista, solicitando verbas, equipamentos, renovação do contrato de seguro e isenção de impostos para aquisição de objetos para o Museu. Contém ainda ofícios de encaminhamento de relatórios, justificação de despesas, comunicados de obras e férias de funcionários. A documentação produzida pela Biblioteca do Estado contém ofícios solicitando verbas, renovação de contrato de locação, assuntos de gestão de pessoal e prestação de contas sobres obras e serviços da Biblioteca.

(1) Decreto nº 249, de 26 de julho de 1894.
(2) BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: UNESP/Museu Paulista, 2005.
(3) Lei nº 351, de 26 de agosto de 1895.
(4) Decreto nº 327, de 31 de dezembro de 1895.
(5) Decreto nº 4.917, de 3 de março de 1931.
(6) Decreto nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Classificação

Os documentos encaminhados pelo Museu Paulista e pela Biblioteca Pública não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Seus conjuntos são os seguintes:


  • 1- Ofícios recebidos do Museu Paulista (1895-1930)
                    Caixas: C6763, C6773, C6796, C6900, C6978-C6983, C7138 (11 caixas)
  • 2- Ofícios recebidos da Biblioteca Pública do Estado (1913-1925)
                    Caixas: C7017, C7119 (2 caixas)

Condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Para as fotografias, a digitalização dos documentos será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso a obra já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz. É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé.

O serviço de digitalização estabelecerá uma quantidade máxima de documentos que poderão ser solicitados para digitalização.

Idioma(s) do(s) documento(s)

Escrita(s)

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Notas

Pontos de acesso

Assuntos relacionados

Localidades relacionadas

Nomes relacionados

Controle da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Data(s) da descrição

2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados do objeto digital

Digital object (Master) rights area

Digital object (Referência) rights area

Digital object (Visualização) rights area

Accession area

Ações