Ver descrição arquivística
Subfonds 23G2 - Publicações
Parte de Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1895 - 1959 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
- Dimensão: 101 livros.
- Suporte: papel.
- Gênero: textual.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A Repartição de Estatística e Arquivo do Estado era responsável por coligir, apurar, organizar e publicar todos os dados e informações estatísticas que tivessem relação direta com as condições demográficas, econômicas e políticas do estado. Algumas publicações tinham caráter obrigatório, como os anuários estatísticos e os boletins mensais, que apresentavam informações sobre o movimento econômico, demográfico e comercial de São Paulo (1). A Repartição publicava ainda quadros territoriais, fixando as divisas administrativas e judiciárias, com uma breve história sobre o desmembramento de comarcas e a constituição das divisas de cada município. Os órgãos que sucederam à Repartição de Estatística e Arquivo do Estado continuaram produzindo publicações, como também guardando estudos publicados por outros órgãos.
O grupo Publicações é composto por anuários estatísticos, produzidos pela Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, pelos boletins do Departamento de Estatística do Estado, relatórios sobre os índices de mortalidade infantil em São Paulo, além de publicações especiais, tais como a de comemoração ao cinquentenário da Proclamação da República, que busca mostrar a evolução do estado por meio de quadros estatísticos, e a de estatística policial-criminal, produzidos pela Seção de Estatística Policial da Secretaria da Justiça e Segurança Pública, contendo observações a respeito da criminalidade e dos desvios comportamentais nos anos de 1938 a 1942.
(1) Decreto nº 2.187, de 26 de dezembro de 1911.
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Sistema de organização
Os documentos estão reunidos por tipo de publicação, com a data dos dados compilados.
- 1- Anuários estatísticos (1902-1940)
Caixas: SEADE 1-10, SEADE 21 (40 livros) - 2- Boletins do Departamento Estadual de Estatística (1938-1943)
Caixas: SEADE 11-13, SEADE 19, SEADE 22 (25 livros) - 3- Divisão administrativa e judiciária (1914-1940)
Caixas: SEADE 14-15, SEADE 19, SEADE 21 (17 livros) - 4- Estatística econômica (1916-1954)
Caixas: SEADE 18-21 (10 livros) - 5- Mortalidade infantil (1940-1959)
Caixas: SEADE 19 (2 livros) - 6- Estatística policial-criminal (1938-1942)
Caixas: SEADE 16-17 (5 livros) - 7- Relatório apresentado ao Secretário do Interior pelo Diretor do Serviço Sanitário (1895)
Caixas: SEADE 20 (1 livro) - 8- Publicação do Departamento Estadual de Estatística em comemoração aos 50 anos da Proclamação da República (1989-1939)
Caixas: SEADE 21 (1 livro)
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.