Visualizar descrição arquivística
Grupo 23G3 - Comunicação Institucional
Parte de Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
Identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1996 - 2000 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
- Dimensão: 167 vídeo cassetes (VHS) e 58 áudio cassetes.
- Suporte: fita magnética.
- Gênero: audiovisual e sonoro.
Contextualização
Produtor/Acumulador
Entidade custodiadora
História arquivística
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Conteúdo e estrutura
Conteúdo
Em 1995 foi estruturada dentro da SEADE uma Assessoria de Imprensa para cuidar exclusivamente da divulgação do trabalho da Fundação (1). A Assessoria encomendava, por meio de contratos firmados com empresas privadas, o monitoramento dos canais de comunicação a fim de localizar programas radiofônicos e televisivos nos quais a Fundação SEADE era citada. Os dados mobilizados eram compilados em clippings, gravados em fitas de vídeo VHS e fitas cassetes.
Atualmente o trabalho de clipping ainda é realizado pela Fundação SEADE, que contrata empresas especializadas por meio de pregões eletrônicos, divulgando por meios eletrônicos os clippings coletados. Nestes contratos é reservado à fundação o direito de especificar quais veículos e fontes a contratada deve monitorar, cabendo à referida contratada assegurar que a coleta do material seja feita de modo legal, respeitando os direitos autorais dos veículos de comunicação.
Neste grupo é possível encontrar clippings audiovisuais produzidos entre 1996 e 2000, com duração diversa, que varia de poucos minutos até mais de duas horas.
(1) SEADE Ano 20: Relatório de Atividades 1998. São Paulo. Fundação SEADE, 1998.
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Classificação
Os documentos audiovisuais e sonoros são conservados no Núcleo de Acervo Iconográfico e estão organizados nos seguintes conjuntos:
- 1- Clipping audiovisual (1996-2000)
Caixas: AV SEADE 01.001- 16.167 (167 fitas VHS) - 2- Clipping sonoro (1997-1999)
Caixas: SON SEADE 001- 058 (58 fitas cassete)
Condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Idioma(s) do(s) documento(s)
Escrita(s)
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo não dispõe de aparelhos para leitura e reprodução de áudio cassetes e vídeo cassetes.