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Sub-fondo 6G3 - Administração financeira
Informes

Parte de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

6G3

Título

Administração financeira

Fecha(s)

  • 1888 - 1995 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte

Dimensão: 203 livros e 22 caixas (11,16 metros lineares);
Suporte: papel.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Em 1892, cabia à Contadoria do Tesouro a função de “tesoureira” das finanças estaduais, excetuadas aquelas de caráter contencioso (1). A partir de 1906, a seção de contabilidade passou a escriturar todas as operações do Estado, inclusive aquelas decorrentes das operações de valorização do café (2). O aumento dos encargos da administração pública paulista e a necessidade de uniformizar o método contábil das diversas secretarias resultaram na criação de uma Contadoria Central do Estado, em 1935. A Contadoria ficou responsável pela escrituração da receita e despesa do Estado, pela organização da proposta de orçamento, pela tomada de contas dos cofres públicos e do patrimônio do Estado, e pelo controle do movimento das caixas econômicas, organizando, orientando, uniformizando e inspecionando todos os serviços de contabilidade do Estado (3).
Mesmo com a expansão da Secretaria, o serviço de Contadoria Geral do Estado ainda ocupa um lugar no organograma da Coordenadoria da Administração Financeira (CAF), respondendo pela coordenação, organização e orientação dos serviços de contabilidade dos órgãos e entidades da administração pública estadual (4). Fazem parte desse grupo balancetes, livros razão, carteiras de ação, relatórios contábeis, livros caixa e livros de escrituração e tabelas explicativas do orçamento, produzidos pela Contadoria Geral do Estado.

(1) Decreto nº 29, de 1 de março de 1892.
(2) Decreto nº 1.335, de 12 de dezembro de 1905.
(3) Decreto nº 7.332, de 5 de julho de 1935.
(4) Decreto nº 60.812, de 30 de setembro de 2014.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

Os documentos da Contadoria ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os conjuntos documentais estão reunidos da seguinte forma:


  • 1- Balanços orçamentários (1937-1938)
                    Caixa: F859 (1 caixa);
  • 2- Livros de dotações orçamentárias (1892-1895)
                    Livros: E54, E2003 (2 livros);
  • 3- Relatórios (1899-1939)
                    Caixa: F843 (1 caixa);
                    Livro: FE1271 (1 livro);
  • 4- Livros-razão (1936-1995)
                    Caixa: F818-F821 (4 caixas);
                    Livros: FE1179-FE1260, FE1276-FE1281 (88 livros);
  • 5- Livros-caixa (1889-1911)
                    Livros: E1923, E1948, E1950-E1952, E1970, E1973, E1975, E1977, E2002, E6662, E6700 (12 livros);
  • 6- Livros de escrituração de empréstimos aos órfãos (1888-1944)
                    Livros: E6666-E6693, FE1137-FE1178 (70 livros);
  • 7- Livros de escrituração de balancetes (1893-1909)
                    Caixas: F822-F826 (5 caixas);
                    Livros: E1931-E1947, E1949 (18 livros);
  • 8- Livros de escrituração de verbas e crédito (1888-1912)
                    Livros: E1974, E1976, E1978, E1920, E1921, E1979, E1981 (7 livros);
  • 9- Inscrições de verbas testamentárias (1892-1908)
                    Livros: E33 (1 livro);
  • 10- Conta Corrente do Tesouro (1895-1899)
                    Livros: E1954-E1956 (3 livros);
  • 11- Comunicações de lançamento de Imposto Territorial Rural (1933-1950)
                    Caixas: F802-F809, F836, F837 (10 caixas);
  • 12- Processos de prestação de contas de adiantamento (1939)
                    Caixa: F868 (1 caixa);
  • 13- Tabelas explicativas do orçamento (1961)
                    Livros: 3.5.13 (1 livro).

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2016

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones