Ver descripción archivística

Sub-fondo 1G8 - Aldeamentos indígenas
Informes

Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

1G8

Título

Aldeamentos indígenas

Fecha(s)

  • 1721 - 1804 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte


  • Dimensão: 8 pastas.
  • Suporte: papel.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Neste grupo estão documentos produzidos pelos aldeamentos indígenas criados após o banimento dos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas e a criação dos Diretórios dos Índios, por meio do alvará de 7 de junho de 1757, a população indígena passou a ser tutelada pela administração colonial. O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei. Cada aldeamento tinha um diretor branco, um pároco e um capitão-mor índio, a quem cabia a distribuição da mão de obra indígena e a fiscalização dos aldeados, para evitar fugas e dispersão. Os diretores dos aldeamentos controlavam o recrutamento dos índios para trabalhar no Serviço Real e nas propriedades dos brancos, em troca de pagamento. Entre os documentos dos aldeamentos temos regimentos, bandos, ofícios, requerimentos e cartas relatando abusos, fugas e queixas dos moradores dos aldeamentos, bem como listas de povoação, nascimentos, casamentos e mortes de índios.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

Os documentos do grupo Aldeamentos indígenas estão organizados em 08 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.

Documentos avulsos:
- 1.1.5 - 1.1.12 Ofícios, ordens, requerimentos, petições e nomeações

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

BR SPAPESP

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2016

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones