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Sous-fonds 1G8 - Aldeamentos indígenas
Rapports

Fait partie de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

1G8

Intitulé

Aldeamentos indígenas

Date(s)

  • 1721 - 1804 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support


  • Dimensão: 8 pastas.
  • Suporte: papel.

Zone du contexte

Nom du producteur

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Neste grupo estão documentos produzidos pelos aldeamentos indígenas criados após o banimento dos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas e a criação dos Diretórios dos Índios, por meio do alvará de 7 de junho de 1757, a população indígena passou a ser tutelada pela administração colonial. O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei. Cada aldeamento tinha um diretor branco, um pároco e um capitão-mor índio, a quem cabia a distribuição da mão de obra indígena e a fiscalização dos aldeados, para evitar fugas e dispersão. Os diretores dos aldeamentos controlavam o recrutamento dos índios para trabalhar no Serviço Real e nas propriedades dos brancos, em troca de pagamento. Entre os documentos dos aldeamentos temos regimentos, bandos, ofícios, requerimentos e cartas relatando abusos, fugas e queixas dos moradores dos aldeamentos, bem como listas de povoação, nascimentos, casamentos e mortes de índios.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Mode de classement

Os documentos do grupo Aldeamentos indígenas estão organizados em 08 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.

Documentos avulsos:
- 1.1.5 - 1.1.12 Ofícios, ordens, requerimentos, petições e nomeações

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

BR SPAPESP

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

Accession area

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