Imprimé : 2024-11-22
Afficher la description archivistique
Sous-fonds 1G8 - Aldeamentos indígenas
Fait partie de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo
Zone d'identification
Code de référence
1G8
Intitulé
Aldeamentos indígenas
Date(s)
- 1721 - 1804 (Production)
Niveau de description
Sous-fonds
Importance matérielle et support
- Dimensão: 8 pastas.
- Suporte: papel.
Zone du contexte
Nom du producteur
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo
(1721 - 1823)
Institution de conservation
Histoire archivistique
Modalités d'entrée
Zone du contenu et de la structure
Présentation du contenu
Neste grupo estão documentos produzidos pelos aldeamentos indígenas criados após o banimento dos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas e a criação dos Diretórios dos Índios, por meio do alvará de 7 de junho de 1757, a população indígena passou a ser tutelada pela administração colonial. O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei. Cada aldeamento tinha um diretor branco, um pároco e um capitão-mor índio, a quem cabia a distribuição da mão de obra indígena e a fiscalização dos aldeados, para evitar fugas e dispersão. Os diretores dos aldeamentos controlavam o recrutamento dos índios para trabalhar no Serviço Real e nas propriedades dos brancos, em troca de pagamento. Entre os documentos dos aldeamentos temos regimentos, bandos, ofícios, requerimentos e cartas relatando abusos, fugas e queixas dos moradores dos aldeamentos, bem como listas de povoação, nascimentos, casamentos e mortes de índios.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accruals
Mode de classement
Os documentos do grupo Aldeamentos indígenas estão organizados em 08 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.
Documentos avulsos:
- 1.1.5 - 1.1.12 Ofícios, ordens, requerimentos, petições e nomeações
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Points d'accès
Points d'accès sujets
Points d'accès lieux
Points d'accès Noms
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
BR SPAPESP
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Niveau d'élaboration
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
2016
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Centro de Acervo Permanente / APESP