Impressão: 2024-11-22
Ver descrição arquivística
Subfonds 1G8 - Aldeamentos indígenas
Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo
Zona de identificação
Código de referência
1G8
Título
Aldeamentos indígenas
Data(s)
- 1721 - 1804 (Produção)
Nível de descrição
Subfonds
Dimensão e suporte
- Dimensão: 8 pastas.
- Suporte: papel.
Área de contextualização
Nome do produtor
Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo
(1721 - 1823)
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Neste grupo estão documentos produzidos pelos aldeamentos indígenas criados após o banimento dos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas e a criação dos Diretórios dos Índios, por meio do alvará de 7 de junho de 1757, a população indígena passou a ser tutelada pela administração colonial. O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei. Cada aldeamento tinha um diretor branco, um pároco e um capitão-mor índio, a quem cabia a distribuição da mão de obra indígena e a fiscalização dos aldeados, para evitar fugas e dispersão. Os diretores dos aldeamentos controlavam o recrutamento dos índios para trabalhar no Serviço Real e nas propriedades dos brancos, em troca de pagamento. Entre os documentos dos aldeamentos temos regimentos, bandos, ofícios, requerimentos e cartas relatando abusos, fugas e queixas dos moradores dos aldeamentos, bem como listas de povoação, nascimentos, casamentos e mortes de índios.
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Sistema de organização
Os documentos do grupo Aldeamentos indígenas estão organizados em 08 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.
Documentos avulsos:
- 1.1.5 - 1.1.12 Ofícios, ordens, requerimentos, petições e nomeações
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona de notas
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
BR SPAPESP
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
2016
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Centro de Acervo Permanente / APESP