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Subfonds 1G8 - Aldeamentos indígenas
Relatórios

Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

1G8

Título

Aldeamentos indígenas

Data(s)

  • 1721 - 1804 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 8 pastas.
  • Suporte: papel.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Neste grupo estão documentos produzidos pelos aldeamentos indígenas criados após o banimento dos jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas e a criação dos Diretórios dos Índios, por meio do alvará de 7 de junho de 1757, a população indígena passou a ser tutelada pela administração colonial. O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei. Cada aldeamento tinha um diretor branco, um pároco e um capitão-mor índio, a quem cabia a distribuição da mão de obra indígena e a fiscalização dos aldeados, para evitar fugas e dispersão. Os diretores dos aldeamentos controlavam o recrutamento dos índios para trabalhar no Serviço Real e nas propriedades dos brancos, em troca de pagamento. Entre os documentos dos aldeamentos temos regimentos, bandos, ofícios, requerimentos e cartas relatando abusos, fugas e queixas dos moradores dos aldeamentos, bem como listas de povoação, nascimentos, casamentos e mortes de índios.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos do grupo Aldeamentos indígenas estão organizados em 08 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.

Documentos avulsos:
- 1.1.5 - 1.1.12 Ofícios, ordens, requerimentos, petições e nomeações

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2016

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções