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11G5 - Assessoria de Imprensa

Código(s) de referência
Título
Data(s)
-
1959 - 1975 (Produção)
Descrição
Em 1967 o Gabinete do Governador instituiu uma assessoria de imprensa encarregada pela cobertura jornalística, divulgação e promoção das ações do governo, denominado Serviço de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo (SIGESP) (1). Em 1969 o SIGESP foi restruturado e suas atividades divididas em setores especializados, dedicados à redação, fotografia, filmagem e publicação (2). Um desses setores era a Seção de Fotografia e Cinematografia, responsável pela organização dos registros fotográficos e filmes produzidos pelo SIGESP. Essa estrutura perduraria até a criação do Sistema de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo (SICOM), em 1999, e a organização da Subsecretaria de Comunicação em 2011 (3).
Neste grupo encontram-se os registros, em diversos formatos, referentes à cobertura fotográfica e cinematográfica executadas pela assessoria de imprensa. O conjunto de documentos encontra-se organizado a partir de eventos da agenda de governo, como visitas, inaugurações, homenagens, entre outros. Tratam-se de ampliações fotográficas, negativos, contatos e películas 16 mm. Esses documentos foram recolhidos do Museu da Imagem e do Som em 2008, e estão sob responsabilidade do Núcleo de Acervo Iconográfico do APESP.
(1) Decreto nº 48.023, de 26 de maio de 1967.
(2) Decreto nº 52.181, de 14 de julho de 1969.
(3) Decreto nº 43.833, de 8 de fevereiro de 1999, e Decreto nº 56.640, de 1 de janeiro de 2011.
formato
formato
- Dimensão: 81.297 negativos flexíveis, 55.447 contatos, 10.337 ampliações, 2.651 películas 16mm.
- Suporte: filme, papel, papel emulsionado.
- Gênero: cinematográfico e iconográfico.