Visualizar descrição arquivística
Documento 126.1.2.1 - Diário íntimo
Parte de José Vieira Couto de Magalhães
Identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 31/07/1880 – 06/11/1880 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
- Dimensão: 84 folhas.
- Suporte: papel.
- Gênero: textual.
Contextualização
Produtor/Acumulador
Entidade custodiadora
História arquivística
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Conteúdo e estrutura
Conteúdo
- Autor: José Vieira Couto de Magalhães.
- Assunto: estado de suas finanças, seus negócios e investimentos, entre outros na Companhia do Amazonas, na Fazenda Cafezal e principalmente na Estrada de Ferro do Rio Verde (Minas and Rio Railway), cuja emissão de ações em Londres motivou sua estadia na cidade, sendo portanto, objeto de vários registros. Narrativa de seu cotidiano, conversas e resoluções com amigos, empregados, parceiros de negócios e sua amante Lily. Comentários e reflexões sobre suas leituras de autores latinos, gregos, franceses, tratados medicamentosos e etc. Reflexões sobre a utilização do tempo e o ideal de felicidade. Observação e registro diário do funcionamento de seu corpo e seu estado psicológico além do uso de medicamentos e dietas. Relatos sucintos de sonhos ocultando significados pela utilização do nheengatu e código pessoal. Impressões sobre diversas localidades do Brasil e o relato sobre a escrita das memórias de suas expedições. Contém, ainda, registros não cronológicos, como listas de endereços anotações contábeis.
- Localidade: Londres (GB).
Avaliação, selecção e eliminação
Accruals
Classificação
Condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Idioma(s) do(s) documento(s)
Escrita(s)
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
A consulta aos Diários Íntimos se dá exclusivamente por meio do microfilme e suas cópias. A pasta 126.1.2.1 contêm cópias impressas a partir da digitalização do microfilme.
Microfilme: fotograma 40 a 123;
PDF: pp. 01 a 83;
Há indícios de erros de paginação nos dois cadernos dos diários de Couto de Magalhães, notadamente em suas porções iniciais e finais. No entanto, não é possível confirmar tais erros nem inferir se são consequência do processo de microfilmagem ou se já existiam nas encadernações “originais”. De todo modo, não sendo possível verificar os próprios cadernos, toda referência a números de folha, fotograma ou página, se dá a partir dos documentos como representados no microfilme. Por fim, observe-se que o microfilme apresenta o segundo caderno antes do primeiro.