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Subfonds 7G3 - Estrangeiros
Relatórios

Parte de Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

7G3

Título

Estrangeiros

Data(s)

  • 1892 - 1960 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 7 caixas e 1 livro (1,02 metros lineares)
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Em 1889 o Ministro do Interior e os governadores dos estados ficaram autorizados a conceder naturalização a todo estrangeiro que a requeresse (1). Posteriormente, a concessão das cartas de naturalização tornou-se competência exclusiva da União, requeridas por meio dos governadores, na forma do aviso circular de 7 de dezembro de 1910. O interessado devia requerer sua naturalização através da Secretaria da Justiça, que informava a existência ou não de antecedentes criminais, remetendo os documentos do requerente ao Ministro da Justiça, a quem competia a emissão da carta. O arquivo da Secretaria da Justiça contém diversas solicitações de naturalização e processos de interessados em tornar-se cidadãos brasileiros, além de solicitações de estrangeiros que desejavam obter a condição de eleitor. Além disso, diversos consulados atuavam no sentido de proteger os interesses dos seus cidadãos, alguns deles respondendo processo judicial, cumprindo pena ou queixando-se de alguma arbitrariedade e, cabia à Secretaria da Justiça responder às notas consulares envolvendo questões de polícia ou justiça. Era também da competência dos agentes consulares a administração e liquidação da herança de estrangeiros que não possuíam herdeiros no país.
Neste grupo estão reunidas notas consulares, solicitando auxílio das autoridades estaduais no que se refere ao interesse particular de estrangeiros, tais como pedido de emprego ou remoção de penitenciária, além de tratativas sobre o espólio de cidadãos estrangeiros falecidos em São Paulo.

(1) Decreto federal nº 13-A, de 26 de novembro de 1889.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos desse grupo ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos.
Os documentos recolhidos após 2013, por não estarem ordenados em séries nas caixas, permanecem por ora agrupados em grandes conjuntos, com a sua numeração precedida pela letra “J”.
Os documentos estão arranjados nos seguintes conjuntos:

  • 1- Notas consulares (1892-1954):
                    Caixas: C6566-C6568, J469 (4 caixas);
  • 2- Registro de extraditados (1901-1908):
                    Livros: E1686 (1 livro);
  • 3- Processos de naturalização (1941-1960):
                    Caixas: J466-J468 (3 caixas).

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Para as fotografias, a digitalização dos documentos será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso a obra já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz. É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé.

O serviço de digitalização estabelecerá uma quantidade máxima de documentos que poderão ser solicitados para digitalização.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções