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Subfonds 17G1 - Manicômio Judiciário de Franco da Rocha
Relatórios

Parte de Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

17G1

Título

Manicômio Judiciário de Franco da Rocha

Data(s)

  • 1897 - 1952 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 380 caixas.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Manicômio Judiciário de Franco da Rocha ficou pronto em 31 de dezembro de 1933 e foi inaugurado no ano seguinte, quando recebeu 150 pacientes internados em uma das dependências do Hospital do Juqueri (1). O Manicômio de Franco da Rocha era destinado a abrigar criminosos considerados inimputáveis, realizar exames de sanidade mental em réus e dar tratamento aos condenados portadores de doença mental. Subordinado ao COESP, o Manicômio Judiciário de Franco da Rocha foi transformado em Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em 1988, recebendo o nome do Professor André Teixeira Lima, seu primeiro diretor psiquiatra (2). Em 1993, o Hospital de Custódia foi transferido para a Secretaria da Administração Penitenciária. Em 20 de setembro de 2012, após um incêndio em um dos prédios do Hospital, o secretário da Administração Penitenciária assinou um termo de recolhimento de parte dos prontuários da instituição, transferindo sua guarda para o Arquivo Público do Estado (3).

(1) SOUZA, Percival de. A Revolução dos Loucos. São Paulo: Global Editora, 1980, p.29-31.
(2) Decreto nº 28.195, de 27 de janeiro de 1988.
(3) Relatório nº 1 do DGSAESP produzido pelo diretor técnico do Núcleo de Monitoria e Fiscalização em 26 de setembro de 2012.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os prontuários mantêm a ordenação original de acordo com a data de internação do paciente.

1- Prontuários de internos (1897-1952)
                Caixas: SAP 01-380 (380 caixas)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentos com restrição de acesso: prontuários de internos (conjunto 1) do grupo Manicômio Judiciário de Franco da Rocha (17G1) do fundo Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) (1). Por favor, entre em contato pelo e-mail publicos@arquivoestado.sp.gov.br

(1) Acesso restrito à pessoa mencionada no documento, ou a quem ela expressamente consentir. Sendo a pessoa falecida, o acesso é liberado a seus sucessores diretos, desde que documentalmente comprovado o vínculo familiar e observada a ordem de vocação hereditária.
Tratando-se de prontuários médicos ou outro documento que contenha dados sujeitos ao sigilo médico, as condições para o seu acesso estão de acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina, com o Código de Ética Médica e, tratando-se de prontuário de pessoa falecida, com a Recomendação CFM nº 03/14. (vide:http://www.rcem.cfm.org.br/index.php/cem-atual; http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versao_impressao.php?id=1187). Documentos que contenham dados relativos à assistências correlatas, como assistência social, psicológica, psiquiátrica e etc. têm o mesmo tipo de restrição.
Para pesquisas médicas, científicas, acadêmicas, para a obtenção de dados que visem a garantia de Direitos Humanos ou para a proteção de interesse geral preponderante (situações previstas no artigo 31 da Lei 12.527/2011), o acesso a documentos originariamente submetidos a restrição, podem ser autorizadas mediante pedido formal dirigido ao Coordenador do Arquivo Público, devidamente fundamentado e documentado, que analisará cada caso concreto. De toda forma, o acesso estará condicionado à assinatura do Termo de Responsabilidade específico, no qual conste expressa vedação à identificação dos dados pessoais acessados.
Para outras situações o acesso aos documentos depende de ordem judicial.

Condiçoes de reprodução

Documentos com restrição de acesso: não é permitida a reprodução de documentos pelo pesquisador. Por favor, entre em contato pelo e-mail publicos@arquivoestado.sp.gov.br

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2018

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções