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Subfonds 21G1 - Obras Públicas
Relatórios

Parte de Secretaria de Obras e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

21G1

Título

Obras Públicas

Data(s)

  • 1967 - 1986 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 5 caixas e 1 livro.
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Em 1966 o Departamento de Obras Públicas (DOP) foi transformado numa entidade autárquica, sob tutela administrativa da Secretaria de Serviços e Obras Públicas (1). Em 1970, o DOP teve seu regulamento aprovado e sua denominação alterada para Departamento de Edifícios e Obras Públicas (2). A finalidade do DOP era propor soluções funcionais e econômicas para a construção e instalação de edifícios adequados aos órgãos da administração pública estadual, bem como cuidar da adaptação e reforma dos edifícios de propriedade do governo do estado; e ainda colaborar com as prefeituras, construindo e reformando pontes, viadutos e vias públicas. Todas as obras e decisões do órgão precisavam ser aprovadas por um Conselho Consultivo, que tinha funções deliberativas e de caráter administrativo, além de aprovar balancetes, salários, examinar relatórios e dar parecer sobre a orientação geral da autarquia (3).

O grupo dispõe de atas do Conselho Consultivo do DOP, relatórios, plantas e um processo de instalação dos departamentos e autarquias da recém-criada Secretaria de Serviços e Obras Públicas, de 1967, com estudos e projetos de imóveis escolhidos para abrigar os órgãos da Secretaria. Contém ainda um relatório de viagem à França do Superintendente do DOP, o engenheiro Aurélio Araújo, realizada em 1974.

(1) Lei nº 9.296, de 14 de abril de 1966.
(2) Decreto nº 52.520, de 26 de agosto de 1970.
(3) Decreto nº 52.704, de 11 de março de 1971.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os processos e demais documentos do grupo foram identificados e descritos, mas ainda não foram ordenados em séries, mantendo a ordem em que foram recolhidos.


  • 1- Processo de instalação dos departamentos e autarquias da Secretaria de Serviços e Obras Públicas (1967)
                    Caixas: C10089 (1 caixa)
  • 2- Relatórios do DOP (1967-1980)
                    Caixas: C10088-C10089 (2 caixas)
  • 3- Atas do Conselho Consultivo do DOP (1970-1986)
                    Caixas: C10086-C10087 (2 caixas)
                    Livros: C10087 (1 livro)
  • 4- Documentos encaminhados para apreciação do Conselho Consultivo do DOP (1971-1975)
                    Caixas: C10090 (1 caixa)
  • 5- Relatório de viagem de estudos à França (1974)
                    Caixas: C10088 (1 caixa)
  • 6- Apresentação sobre o DOP realizada no Ciclo de Palestras sobre Orçamento Público (1976)
                    Caixas: C10090 (1 caixa)
  • 7- Plantas de obras do DOP (1984-1985)
                    Caixas: C10086 (1 caixa)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentos sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2019

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções