Ver descrição arquivística

Subfonds 1G5 - Ordenanças
Relatórios

Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

1G5

Título

Ordenanças

Data(s)

  • 1720 - 1829 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 148 pastas.
  • Suporte: papel.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os corpos de ordenanças foram criados para auxiliar na defesa do território e na manutenção da ordem, conforme as determinações do regimento de 10 de dezembro de 1570. De acordo com o regimento, cada vila do Reino teria uma companhia de ordenanças, formada por 250 homens, divididos em dez esquadras. Nas capitanias, todos os homens válidos, entre 18 e 60 anos, eram arregimentados pelos capitães-mores e arrolados nas companhias de ordenanças. Os capitães-mores costumavam ser pessoas de “cabedal e sangue limpo”, eleitos dentro das câmaras municipais. Os capitães-mores precisavam, acima de tudo, serem aptos para redigir documentos, pois entre suas obrigações estava a de manter atualizada as listas de moradores sob sua jurisdição, recrutar soldados, coletar determinados tributos, perseguir escravos fugidos, fazer observar a lei e manter o governador informado de todas as ocorrências na sua freguesia.
A partir de 1758, a Coroa reforçou sua participação no processo de nomeação de capitães-mores, determinando que os eleitos fossem providos por um representante do rei e aguardassem a confirmação do Conselho Ultramarino. Ser nomeado ordenança garantia alguns privilégios, como a dispensa de certos encargos e ter os filhos isentos do recrutamento militar; no entanto, seu principal atrativo era permitir aos escolhidos atuar junto da administração régia, abrindo as portas para mercês, provisões e outras posições estratégicas na sociedade colonial.
Os maços de papéis produzidos pelas ordenanças são formados por cartas e ofícios tratando de ocorrências locais e atividades da alçada dos capitães-mores.
Neste grupo encontram-se ofícios e cartas produzidos pelas ordenanças tratando de ocorrências locais e atividades da alçada dos capitães-mores, além de correspondência de várias autoridades como oficiais das câmaras e militares de 2ª linha Uma parte considerável desses documentos foi produzida em resposta aos despachos dos capitães-generais que, em nome do “bom governo”, interferiam nos conflitos cotidianos da população para garantir a ordem legal e os direitos dos suplicantes. Esse conjunto de papéis diz respeito a uma infinidade de pequenas questões, vitais para a vida nas vilas e para a manutenção da ordem na capitania. Sobressaem-se notícias que incluem adultério, contrabando, crimes, pedidos de obras, rebeliões de escravos, dificuldades de recrutamento de soldados, epidemias, confecção de mapas de população, queixas diversas, ameaças de revolta, cobrança de impostos indevidos e exclusão dos leprosos.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

BR SPAPESP

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2016

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções