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Fonds BR SPAPESP SOMA - Secretaria de Obras e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Relatórios

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAPESP SOMA

Título

Secretaria de Obras e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Data(s)

  • 1967 - 1986 (Produção)

Nível de descrição

Fonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 5 caixas e 1 livro (0,74 metros-lineares).
  • Suporte: papel.
  • Gênero: textual.

Área de contextualização

Nome do produtor

Secretaria de Obras e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1975 - 1986)

História administrativa

Em 1963 a Secretaria de Viação e Obras Públicas foi desdobrada, gerando a Secretaria dos Transportes e a Secretaria de Serviços e Obras Públicas (1). Doze anos depois, em 1975, o governo do estado transferiu para a Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico (CETESB), órgão vinculado à Secretaria de Serviços e Obras Públicas, as atribuições de controle da poluição do ar e da qualidade do meio ambiente (2). Com isso a Secretaria de Serviços e Obras Públicas passou a se chamar Secretaria de Estado de Obras e do Meio Ambiente (3). Em 1986 a Secretaria de Obras e Meio Ambiente deu origem à Secretaria do Meio Ambiente e teve sua denominação novamente alterada para Secretaria de Obras e Saneamento (4). Depois de mais algumas reestruturações, ela veio a se tornar Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, em 1993 (5).]

A Secretaria de Obras e Meio Ambiente (SOMA) abrigou importantes autarquias, que exerceram um papel ativo na construção, desenvolvimento e criação de políticas públicas nas áreas de saneamento, energia, abastecimento de água e construção de pontes, viadutos e prédios públicos no estado de São Paulo. Foram vinculadas à SOMA o Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente (CETESB), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a Companhia Energética de São Paulo (CESP), além da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A maior parte dessas autarquias continuam atuantes, mesmo vinculadas a diferentes secretarias, enquanto outras foram incorporadas por empresas de economia mista, como a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), que ficou com o patrimônio e as atribuições do DOP.

(1) Lei nº 7.833, de 19 de fevereiro de 1963.
(2) Decreto nº 5.992, de 16 de abril de 1975.
(3) Decreto nº 6.503, de 5 de agosto de 1975.
(4) Decreto nº 24.932, de 24 de março de 1986.
(5) Lei nº 8.275, de 29 de março de 1993.

História do arquivo

Não foram encontrados no Centro de Acervo Permanente registros de recolhimento de documentos da Secretaria de Obras e do Meio Ambiente ou do Departamento de Edifícios e Obras Públicas. Como os recolhimentos nas décadas de 1970 a 1990 se davam através do Arquivo Intermediário, chamado no início de Pré-Arquivo, é provável que existam registros de entrada desse conjunto no referido Arquivo. As cinco caixas de documentos produzidos e acumulados pelo DOP da Secretaria de Obras e do Meio Ambiente estavam ao lado de documentos da antiga Superintendência de Obras Públicas, criada em 1889, e da Diretoria de Obras Públicas, criada em 1907, retirados dos seus fundos de origem para compor uma coleção temática. Esse tipo de iniciativa era comum num passado recente. Com a elaboração do Guia de Acervo, buscamos resgatar a proveniência de todos documentos do acervo permanente, assim restituímos os documentos dissociados aos seus fundos e criamos um fundo para abrigar as cinco caixas do DOP, recolhidas, ao que tudo indica, no final de 1980.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos do fundo foram produzidos e acumulados pela Secretaria de Obras e do Meio Ambiente, mais especificamente pelo seu Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP), órgão encarregado de projetar, fiscalizar e administrar as obras de construção e reforma de edifícios, pontes e viadutos no estado de São Paulo. Os documentos mais antigos do DOP datam de 1967: um deles é um relatório de atividades e o outro, um processo de instalação dos departamentos e autarquias subordinados à Secretaria de Serviços e Obras Públicas, contendo estudos e plantas das obras de instalação. O fundo contém apenas cinco caixas de documentos, com cópias de atas do Conselho Consultivo do DOP, documentos encaminhados ao Conselho com pedidos de parecer, plantas, relatórios e uma apresentação sobre o DOP realizada no Ciclo de Palestras sobre Orçamento Público em 1976. Os documentos do fundo foram produzidos entre 1967 e 1986, ano em que a Secretaria de Obras e Meio Ambiente foi desmembrada, dando origem à Secretaria do Meio Ambiente e à Secretaria de Obras e Saneamento.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos recolhidos do DOP da Secretaria de Obras e do Meio Ambiente estão reunidos no grupo Obras Públicas.

21G1 - Obras Públicas

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentos sem restrição de acesso.

Condiçoes de reprodução


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2019

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções