Afficher la description archivistique

Sous-fonds 6G1 - Administração geral
Rapports

Fait partie de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

6G1

Intitulé

Administração geral

Date(s)

  • 1880 - 1985 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support

Dimensão: 3 livros e 683 caixas (95,74 metros lineares);
Suporte: papel.

Zone du contexte

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Em 1892, o Tesouro do Estado possuia 61 servidores e a Secretaria da Fazenda, 10. O número total de funcionários se manteve até 1925, quando passou para 234. Em 1935, o quadro de funcionários ficou estabelecido em 581 servidores e em 1939 quadriplicou, totalizando 2.264 servidores (1). Devido à expansão das atividades produtivas do estado, o quadro atual de funcionários da Secretaria da Fazenda ultrapassa 6.000 servidores (2). Em 1896, o perfil técnico da Secretaria foi consolidado, com base numa racionalização rigorosa dos serviços do Tesouro, que implantou na Secretaria da Fazenda uma forte hierarquia burocrática (3). Para gerir o trabalho dos seus servidores, a Secretaria da Fazenda contava com uma Diretoria Geral, encarregada de supervisionar e fiscalizar o trabalho da Secretaria, bem como receber, distribuir e protocolar os papéis dirigidos ao órgão. O diretor geral era diretamente subordinado ao secretário da Fazenda. A nomeação para os cargos no Tesouro era feita por prova de habilitação e as promoções passaram a ser exclusivamente por merecimento, a partir de 1925.
Nesse grupo estão reunidos documentos de assentamento funcional, controle de ponto, expediente interno, concessão de aposentadoria, reforma, licença, disponibilidade e aumento dos vencimentos. Contém ainda atos normativos, ofícios do diretor geral, documentos relativos ao recebimento, distribuição e protocolo dos papéis dirigidos à Secretaria.

(1) IBRAHIN, João Elias e NOZOE, Nelson Hideiki. Secretaria de Estado dos negócios da Fazenda do Estado de São Paulo – Evolução Histórico Funcional. São Paulo: Imprensa Oficial, 1979, p. 171.
(2) Portal da transparência
(3) Decreto nº 336, de 15 de fevereiro de 1896.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Mode de classement

As caixas e livros da Administração Geral ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Os documentos estão arranjados nos seguintes conjuntos:


  • 1- Leis e portarias (1934-1954)
                    Caixas: F844, F849, F850, F864 (4 caixas);
  • 2- Ofícios (1934-1964)
                    Caixas: F741-F762 (22 caixas);
  • 3- Expedientes (1916-1942)
                    Caixas: F838, F839, F845, F857, F862, F867, F875, F878, F880, F881 (10 caixas);
  • 4- Livros de protocolo (1927-1942)
                    Livros: E1982, FE1275 (2 livros);
  • 5- Prontuários funcionais (1880-1940)
                    Caixas: F01-F579 (579 caixas);
  • 6- Fichas de registro de frequência, dados pessoais e funcionais (1936-1940)
                    Caixas: F854-F856, F810-F813, F872 (9 caixas);
  • 7- Livros de posse de servidores (1917-1985)
                    Caixas: F869 (1 caixa);
  • 8- Processos de aposentadoria (1905-1940)
                    Caixas: F768 - F801 (34 caixas);
  • 9- Processos de requisição de servidores (1885-1940)
                    Caixas: F763-F767, F814-F817, F831-F835, F840-F842, F860, F861, F870, F871, F874, F877, F879 (24 caixas);
  • 10- Registros de ponto (1935-1936)
                    Livros: FE1273 (1 livro).

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

BR SPAPESP

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

Accession area

Actions