View archival description
Subfonds 1G6 - Câmaras Municipais
Part of Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo
Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1640 - 1832 (Creation)
Level of description
Extent and medium
- Dimensão: 70 pastas.
- Suporte: papel.
Context area
Name of creator
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
As câmaras deliberavam sobre assuntos relacionados ao cotidiano das populações, como a construção de chafarizes, caminhos públicos e defesa contra os ataques externos. Eram responsáveis também pela fiscalização dos alimentos, regulamentação dos diversos ofícios e profissões, arrecadação de impostos, prisão de desordeiros e manutenção da cadeia. As câmaras ficavam com parte do tributo real arrecadado pelo almotacé e prestavam contas da sua receita e despesa aos oficiais da Coroa e, em especial, aos capitães-generais.
A documentação reunida neste grupo contém prestações de contas, cartas, ofícios e petições dirigidas aos capitães-generais pelas câmaras de diversas vilas. Encontram-se, também, fragmentos de livros de notas, certidões, avisos, bandos, listas, decretos, atas, abaixo-assinados e ordens, fornecendo uma amostra valiosa da documentação produzida pelas câmaras e recebida das autoridades reais.
Uma parte dos maços, contudo, é formada por documentos claramente acumulados nas próprias câmaras e não na Secretaria de Governo, e foram incorporados aos conjuntos custodiados pelo Arquivo Público do Estado em diversos momentos, sem um registro claro. É o caso de alguns documentos da vila de Ubatuba (1640-1829), resgatados de uma eminente destruição pelo jornalista Paulo Duarte, em 1932 e os da Câmara de Santana do Parnaíba juntados, ao que parece, aos maços da Secretaria de Governo pelo antigo diretor da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, Antônio de Toledo Piza.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Os documentos do grupo Câmaras Municipais estão organizados em 70 pastas (unidades de instalação) de documentos avulsos não seriados.
Documentos avulsos:
- 1.1.29 - 1.1.31 Ofícios, petições e contas
- 1.1.32 - 1.1.37 Ofícios, requerimentos, petições e contas
- 1.1.38 - 1.1.40 Ofícios, petições e contas
- 1.1.41 - 1.1.46 Ofícios, requerimentos, contas e devassas
- 1.1.47 - 1.1.51 Ofícios, requerimentos e contas
- 1.1.52 - 1.1.54 Ofícios, requerimentos, petições e contas
- 1.1.55 - 1.1.60 Ofícios, requerimentos e contas
- 1.1.61 - 1.1.68 Contas
- 1.1.645 - 1.1.651 Ofícios, livros de registros de notas certidões e autos
- 1.1.652 - 1.1.657 Livros de registros de notas e livros de despesa
- 1.1.681 - 1.1.683 Ofícios, ordens, livros de registros de notas e livros de receita e despesa
- 1.1.684 - 1.1.687 Ofícios, ordens, requerimentos e termos de eleição e nomeação
- 1.1.688 - 1.1.691 Ofícios, ordens, requerimentos e inventários
- 1.1.697 - 1.1.699 Ofícios, ordens, requerimentos e certificados