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Sub-fondo 1G6 - Câmaras Municipais
Informes

Parte de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Área de identidad

Código de referencia

1G6

Título

Câmaras Municipais

Fecha(s)

  • 1640 - 1832 (Criação)

Nivel de descripción

Sub-fondo

Volumen y soporte


  • Dimensão: 70 pastas.
  • Suporte: papel.

Área de contexto

Nombre del productor

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O poder nas vilas e cidades estava concentrado nas câmaras municipais, também conhecidas como casas do conselho ou senado da câmara. Seu funcionamento e composição eram regulados pelas ordenações reais e suas sessões, presididas por um juiz ordinário que também aplicava a justiça, seguindo as leis do Reino. Os cargos eram preenchidos por meio de eleições organizadas a cada três anos, momento em que eram escolhidos, além dos vereadores, um procurador, um escrivão e um tesoureiro. Outros oficiais eram nomeados conforme a necessidade e os recursos de cada vila.
As câmaras deliberavam sobre assuntos relacionados ao cotidiano das populações, como a construção de chafarizes, caminhos públicos e defesa contra os ataques externos. Eram responsáveis também pela fiscalização dos alimentos, regulamentação dos diversos ofícios e profissões, arrecadação de impostos, prisão de desordeiros e manutenção da cadeia. As câmaras ficavam com parte do tributo real arrecadado pelo almotacé e prestavam contas da sua receita e despesa aos oficiais da Coroa e, em especial, aos capitães-generais.
A documentação reunida neste grupo contém prestações de contas, cartas, ofícios e petições dirigidas aos capitães-generais pelas câmaras de diversas vilas. Encontram-se, também, fragmentos de livros de notas, certidões, avisos, bandos, listas, decretos, atas, abaixo-assinados e ordens, fornecendo uma amostra valiosa da documentação produzida pelas câmaras e recebida das autoridades reais.
Uma parte dos maços, contudo, é formada por documentos claramente acumulados nas próprias câmaras e não na Secretaria de Governo, e foram incorporados aos conjuntos custodiados pelo Arquivo Público do Estado em diversos momentos, sem um registro claro. É o caso de alguns documentos da vila de Ubatuba (1640-1829), resgatados de uma eminente destruição pelo jornalista Paulo Duarte, em 1932 e os da Câmara de Santana do Parnaíba juntados, ao que parece, aos maços da Secretaria de Governo pelo antigo diretor da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, Antônio de Toledo Piza.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

BR SPAPESP

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2016

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones