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Sous-fonds 1G6 - Câmaras Municipais
Rapports

Fait partie de Secretaria de Governo da Capitania de São Paulo

Zone d'identification

Code de référence

1G6

Intitulé

Câmaras Municipais

Date(s)

  • 1640 - 1832 (Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Importance matérielle et support


  • Dimensão: 70 pastas.
  • Suporte: papel.

Zone du contexte

Nom du producteur

Institution de conservation

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

O poder nas vilas e cidades estava concentrado nas câmaras municipais, também conhecidas como casas do conselho ou senado da câmara. Seu funcionamento e composição eram regulados pelas ordenações reais e suas sessões, presididas por um juiz ordinário que também aplicava a justiça, seguindo as leis do Reino. Os cargos eram preenchidos por meio de eleições organizadas a cada três anos, momento em que eram escolhidos, além dos vereadores, um procurador, um escrivão e um tesoureiro. Outros oficiais eram nomeados conforme a necessidade e os recursos de cada vila.
As câmaras deliberavam sobre assuntos relacionados ao cotidiano das populações, como a construção de chafarizes, caminhos públicos e defesa contra os ataques externos. Eram responsáveis também pela fiscalização dos alimentos, regulamentação dos diversos ofícios e profissões, arrecadação de impostos, prisão de desordeiros e manutenção da cadeia. As câmaras ficavam com parte do tributo real arrecadado pelo almotacé e prestavam contas da sua receita e despesa aos oficiais da Coroa e, em especial, aos capitães-generais.
A documentação reunida neste grupo contém prestações de contas, cartas, ofícios e petições dirigidas aos capitães-generais pelas câmaras de diversas vilas. Encontram-se, também, fragmentos de livros de notas, certidões, avisos, bandos, listas, decretos, atas, abaixo-assinados e ordens, fornecendo uma amostra valiosa da documentação produzida pelas câmaras e recebida das autoridades reais.
Uma parte dos maços, contudo, é formada por documentos claramente acumulados nas próprias câmaras e não na Secretaria de Governo, e foram incorporados aos conjuntos custodiados pelo Arquivo Público do Estado em diversos momentos, sem um registro claro. É o caso de alguns documentos da vila de Ubatuba (1640-1829), resgatados de uma eminente destruição pelo jornalista Paulo Duarte, em 1932 e os da Câmara de Santana do Parnaíba juntados, ao que parece, aos maços da Secretaria de Governo pelo antigo diretor da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, Antônio de Toledo Piza.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accruals

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Zone des notes

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Points d'accès Noms

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

BR SPAPESP

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Niveau d'élaboration

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Centro de Acervo Permanente / APESP

Métadonnées de l'objet numérique

Zone des droits sur l'objet numérique (Fichier maître)

Zone des droits sur l'objet numérique (Référence)

Zone des droits sur l'objet numérique (Vignette)

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