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Fondos BR SPAPESP SEADE - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
Informes

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAPESP SEADE

Título

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

Fecha(s)

  • 1895 - 2000 (Criação)

Nivel de descripción

Fondos

Volumen y soporte


  • Dimensão: 1 caixa, 101 livros, 100 pacotes, 167 vídeo cassetes (VHS) e 58 áudio cassetes (Textual: 4,24 metros lineares);
  • Suporte: papel e fita magnética;
  • Gênero: audiovisual, sonoro e textual.

Área de contexto

Nombre del productor

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados do Estado de São Paulo (1975 -)

Historia administrativa

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) é responsável pela produção e disseminação de análises estatísticas do estado de São Paulo desde 1978. Em seus 40 anos de atuação, a SEADE tornou-se referência na realização de pesquisas diretas, levantamento de informações e aprimoramento de ferramentas de análise de dados para a formulação de políticas públicas (1). O primeiro órgão incumbido da coleta de dados e produção de estatísticas no estado foi a Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, criada em 1892 (2). Subordinada à Secretaria do Interior, a Repartição de Estatística e Arquivo do Estado produziu estatísticas gerais sobre população, saúde pública e diversas atividades produtivas até sua extinção, em 1936. Nesse ano, o governo do estado de São Paulo ratificou as diretrizes aprovadas pela Convenção Nacional de Estatística, que criou as bases, em nível federal e estadual, para a produção de dados estatísticos confiáveis no país (3).

Em 1938 o governo do estado montou o Departamento Estadual de Estatística (DEE), que assumiu os serviços antes prestados pela Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, padronizando a publicação de anuários estatísticos segundo as diretrizes estabelecidas pela Convenção Nacional de Estatística (4). Em 1950, o DEE deu lugar ao Departamento de Estatística do Estado de São Paulo (DEESP), que veio a ser considerado um órgão de elite do funcionalismo (5). Em 1966, o DEESP passou a fazer parte da estrutura da Secretaria de Economia e Planejamento (6). Dez anos depois, o DEESP foi absorvido pela Coordenadoria de Análise de Dados (CAD), órgão responsável pelo Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (SEADE) e por articular as informações gerenciais do governo (7).
Em 1978, o governo estadual instituiu a Fundação SEADE, transformando-a numa instituição autônoma e independente, herdeira da longa tradição na produção de estatísticas no estado de São Paulo (8). No ano seguinte a SEADE teve seus estatutos aprovados, consolidando seu papel de instrumento para o conhecimento da realidade socioeconômica do estado (9).

(1) MOTOYAMA, Shozo; VARGAS, Renato Teixeira; COMEGNO, Maria Cecília. SEADE: uma história exemplar. São Paulo: Seade/Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2008.
(2) Decreto nº 30, de 10 de março de 1892.
(3) Lei nº 2.658, de 9 de setembro de 1936 e Decreto nº 7.838, de 9 de setembro de 1936; INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Convenção Nacional de Estatística. Rio de Janeiro: Departamento de Estatística e Publicidade/Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, 1936.
(4) Decreto nº 9.330, de 15 de julho de 1938.
(5) Lei nº 877, de 4 de dezembro de 1950.
(6) Lei nº 9.362, de 31 de maio de 1966.
(7) Decreto nº 6.809, de 25 de setembro de 1975.
(8) Lei nº 1.866, de 4 de dezembro de 1978.
(9) Decreto nº 13.161, de 19 de janeiro de 1979; Decreto nº 64.059, de 1 de janeiro de 2019.

Institución archivística

Historia archivística

Em 1986 a Fundação SEADE doou 306 livros para a Biblioteca do APESP. Entre os livros doados haviam censos do IBGE, estudos, pesquisas e manuais produzidos entre 1911 e 1983 (1). Esses livros foram incorporados ao acervo da Biblioteca do APESP, junto a outros acervos de procedência diversa. Em 2000 ocorreu um recolhimento de documentos sonoros e audiovisuais, provenientes da SEADE. O recolhimento listou 167 fitas VHS e 58 fitas cassete com reportagens sobre a SEADE, gravadas entre 1996 e 2000 (2). Um segundo recolhimento foi realizado em 2017 e incluiu cerca de 1.288 livros e periódicos doados à Biblioteca do APESP (3). Outro lote de documentos também foi recolhido em 2017 e contemplou 23 caixas e 100 pacotes de documentação textual e publicações estatísticas, produzidos entre os anos de 1895 e 1970 (4).

(1) Ofício nº 001/86, encaminhando ao Serviço de Arquivo Histórico a documentação recebida em doação da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.
(2) Termo de recolhimento dos documentos produzidos e acumulados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, datado de 9 de junho de 2000.
(3) Termo de recebimento do Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca do APESP, datado de 27 de abril de 2017.
(4) Termo de recolhimento dos conjuntos documentais produzidos e acumulados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, assinado em 19 de junho de 2017.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

A despeito da criação e extinção de diversos órgãos, instituídos para coletar dados e preparar indicadores que subsidiassem a ação governamental, o acervo acumulado pela Fundação SEADE demonstra que houve uma preocupação com a conservação de registros de épocas passadas, os quais servem de memória desses órgãos e da evolução dos procedimentos de processamento técnico de dados estatísticos em São Paulo. Por esse motivo, o fundo SEADE é composto majoritariamente por documentos produzidos pela Repartição de Estatística e Arquivo do Estado, pelo DEE e pelo DEESP, órgãos que cuidaram de levantar e compilar dados estatísticos sobre população, economia e saúde, antes da criação da Fundação SEADE em 1978.

Entre os documentos do fundo estão quadros estatísticos feitos a mão sobre óbitos, casamentos, nascimentos e mortalidade infantil. Esses quadros apresentam informes compilados entre 1929 e 1970. O fundo também possui uma série de trabalhos publicados pela Repartição de Estatística e Arquivo do Estado e pelo Departamento Estadual de Estatística, que apresentam dados sociais, econômicos, sanitários, policiais e criminais, além de vários anuários estatísticos, boletins do Departamento Estadual de Estatística e publicações sobre as divisas administrativas e judiciárias do estado de São Paulo. O fundo possui ainda mais de 200 fitas magnéticas produzidas por empresas contratadas pela Fundação SEADE para gravar notícias veiculadas na grande mídia, contendo menções ao trabalho da Fundação. O documento mais antigo do fundo é um relatório de 1895, do Diretor do Serviço Sanitário para o Secretário do Interior. O documento mais novo é uma fita VHS com notícias da SEADE, produzida em 2000.

Valorización, destrucción y programación

Accruals

Sistema de arreglo

Os documentos da Fundação SEADE não estão classificados e seriados, mantendo a ordem em que foram recolhidos. Os livros e periódicos doados à Biblioteca do APESP foram incorporados ao seu acervo e ainda não estão incluídos no arranjo do fundo. Para consultá-los, o pesquisador deve procurar diretamente o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca do APESP. Os demais documentos encontram-se arranjados nos seguintes grupos:

23G1 - Estatística Demográfica
23G2 – Publicações
23G3 - Comunicação Institucional

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Documentos sem restrição de acesso.

Condiciones


  • Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
  • Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
  • Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
  • Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.

Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo não dispõe de aparelhos para leitura e reprodução de áudio cassetes e vídeo cassetes.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Área de notas

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPAPESP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

2019

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadatos del objeto digital

Área de derechos sobre el objeto digital (Ejemplar original)

Área de derechos sobre el objeto digital (Referencia)

Área de derechos sobre el objeto digital (Miniatura)

Accession area

Acciones