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Subfonds 8G4 - Obras públicas
Relatórios

Parte de Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

8G4

Título

Obras públicas

Data(s)

  • 1875 - 1905 (Produção)

Nível de descrição

Subfonds

Dimensão e suporte


  • Dimensão: 349 caixas e 3 livros (48,98 metros lineares)
  • Suporte: papel
  • Gênero: iconográfico, textual.

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A partir de 1892, a Secretaria da Agricultura ficou responsável pela coordenação e supervisão de todas as obras no Estado, incorporando as atividades e pessoal da Superintendência de Obras Públicas, órgão que concentrava a totalidade dos serviços ligados à direção e fiscalização de obras públicas, além da inspeção de empresas privadas atuantes no Estado, inclusive as ferroviárias. Criada em 1889, logo após a proclamação da República, a Superintendência de Obras Públicas era dirigida pelo engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, um dos fundadores da Escola Politécnica de São Paulo (1). Com a reforma de 1907, os serviços de obras públicas, estradas de rodagem, abastecimento de água, saneamento e esgoto ficaram dispostos na Diretoria de Obras Públicas, até que em 1927 a Secretaria da Agricultura foi desmembrada e os serviços de transporte e obras passaram para a alçada da Secretaria de Estado dos Negócios da Viação e Obras Públicas.
Nesse grupo estão reunidos documentos relativos a obras públicas, produzidos e acumulados principalmente pela Superintendência de Obras Públicas. São documentos encaminhados por prefeituras, câmaras municipais, companhias concessionárias e repartições do Estado, tratando da construção e reparo de prédios públicos, canalização de esgotos, drenagem do rio Tietê, pontes, estradas, hospitais, escolas, núcleos coloniais e ferrovias. Esse acervo foi recolhido entre 1910 e 1918, com a denominação genérica de “ofícios diversos”, mas tratam sobretudo de obras públicas. Dentre os documentos, destacam-se ofícios solicitando verba para obras, compra de material, prorrogação de prazo dos contratos, conclusão de obras, projetos de proteção dos mananciais na Serra da Cantareira, prolongamento de estradas, construção de moradias populares, abastecimento de água em Cananeia, concessão de serviços públicos, nomeação de engenheiros, aprovação de tarifas, denúncias de irregularidades e reclamações a respeito dos serviços públicos. Contém ainda relatórios de engenheiros e arquitetos, entre eles Euclides da Cunha e Ramos de Azevedo, avaliando a execução dos projetos de construção de edifícios públicos e pontes, além de álbuns de fotografia dos serviços de esgoto e abastecimento de água, bem como ofícios encaminhando projetos, plantas, orçamentos, pedidos de gratificação, aprovação de contratos e resumos de despesas.

(1) CAMPOS, Cristina. Ferrovias e saneamento em São Paulo: o engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza e a construção da rede de infraestrutura territorial e urbana paulista, 1870-1893. Campinas: Pontes Editores, 2010.

Avaliação, selecção e eliminação

Accruals

Sistema de organização

Os documentos do grupo ainda não estão classificados e ordenados em séries, permanecendo na ordem em que foram recolhidos. Por esse motivo, é grande a ocorrência de uma mesma caixa conter documentos de vários segmentos, o que leva à repetição de códigos de caixas em mais de um segmento descrito abaixo.
Os documentos estão reunidos nos seguintes conjuntos:

  • 1- Ofícios de inspeção, fiscalização e autorização de obras públicas: (1875-1905)
                    Caixas: C4122, C4135-C4144, C4146-C4159, C4163-C4176, C4178-C4180, C4182-C4183, C4191, C4201-C4209, C4212, C4214-C4250, C4252-C4255, C4258, C4261, C4263, C4268-C4269, C4284-C4290, C4294-C4297, C4299, C4304-C4306, C4308, C4311-C4313, C4316-C4322, C4324-C4327, C4346-C4347, C4350, C4352-C4353, C4360-C4361, C4363-C4364, C4379, C4382, C4388-C4389, C4395-C4406, C4409-C4410, C4414-C4415, C4424-C4426, C4430, C4440-C4441, C4448-C4452, C4458, C4478-C4479, C4481, C4483-C4490, C4494-C4495, C4499-C4522, C4524, C4526, C4530-C4540, C4543-C4544, C4547-C4549, C4551, C4553, C4555-C4556, C4561, C4565-C4572, C4574, C4576-C4577, C4579-C4592, C4596, C4599-C4600, C4602-C4607, C4609-C4612, C4615-C4617, C4619-C4623, C4626, C4629-C4635, C4638-C4639, C4641, C4644-C4645, C4649, C4654, C4656, C4658, C4662-C4664, C4671, C4675, C4677-C4678, C4682, C4684-C4689, C4693, C4695, C4706, C4717 (313 caixas)
  • 2- Relatórios dos inspetores de obras públicas: (1890-1905)
                    Caixas: C4122, C4141-C4142, C4146, C4150, C4181, C4199, C4201, C4204, C4223, C4232, C4235-C4236, C4238, C4241, C4243, C4245, C4247-C4249, C4261, C4284-C4287, C4289, C4294, C4296, C4299, C4305, C4313, C4327, C4346, C4424, C4546, C4560, C4577, C4582, C4591, C4594-C4595, C4604, C4609, C4612, C4633-C4634, C4658, C4671-C4672, C4677, C4685, C4687, C4716-C4717 (54 caixas)
  • 3- Livros índice de obras e de registro de autorizações: (1899-1901)
                    Livros: E77, E7762 (2 livros)
  • 4- Álbum de fotografias da Repartição de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo (1893):
                    Álbum: ICO_SRAE (1 álbum/107 fotografias)

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acesso para os documentos textuais.
Acesso a documentos iconográficos por meio das cópias digitais. A consulta aos documentos originais é disponibilizada somente em caso de inexistência de cópias digitais.

Condiçoes de reprodução

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Para as fotografias, a digitalização dos documentos será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade. Caso a obra já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz. É permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé. O serviço de digitalização estabelecerá uma quantidade máxima de documentos que poderão ser solicitados para digitalização.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, alguns necessitando de pequenos reparos. Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

BR SPAPESP

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Centro de Acervo Permanente / APESP

Metadados de objeto digital

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Accession area

Acções