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Fonds BR SPAPESP SETRANS - Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo

Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1869 - 1997 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
- Dimensão: 64 caixas, 1 livro, 1 livro-talão e 61 mapas e plantas. (9,04 metros-lineares)
- Suporte: papel.
- Gênero: cartográfico e textual.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
A Secretaria dos Transportes foi criada em 1963, de um desdobramento da Secretaria de Viação e Obras Públicas, que originou também a Secretaria de Serviços e Obras Públicas (1). Com a função de coordenar, promover e fiscalizar a operação e o ... »
Funções relacionadas
Entidade detentora
História do arquivo
Em 1978 o Arquivo Público do Estado recebeu da FEPASA 40 caixas de documentos com processos acumulados pelo Departamento Ferroviário da Secretaria dos Transportes. Tratavam-se de documentos produzidos entre 1869 e 1971, portanto anteriores a criação da ... »
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Sistema de organização
O acervo acumulado pelo Departamento Ferroviário foi classificado, ordenado e descrito, item a item, segundo as normas internacionais de descrição arquivística ISAD(G). A classificação resultou em um quadro de arranjo, no qual o grupo Transporte ... »
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
- Reprodução de documentos textuais: o pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum documento do acervo textual poderá fazê-lo com máquina fotográfica própria, mediante acompanhamento dos técnicos responsáveis, preenchendo o Termo de Responsabilidade para Uso, Reprodução e Divulgação de Informações e Dados Pessoais Contidos em Documentos Custodiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.
- Reprodução de documentos iconográficos: é permitida a reprodução fotográfica digital em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade.
- Serviço de digitalização: solicitações de digitalização são limitadas a uma quantidade máxima de documentos e exigem o preenchimento do Termo de Responsabilidade. A digitalização de fotografias será realizada pelo Núcleo de Acervo Iconográfico. Caso a fotografia já esteja reproduzida em microfilme ou arquivo digital, a cópia deverá ser obrigatoriamente produzida a partir da matriz.
- Direito autoral: no caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- francês
- inglês
- português
Características físicas e requisitos técnicos
A maior parte dos documentos está em bom estado de conservação, podendo apresentar sujidade e necessidade de pequenos reparos.
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias preservando os originais.
Instrumentos de descrição
SÃO PAULO. Casa Civil. Arquivo Público do Estado de São Paulo. Inventário de documentos do Fundo Secretaria dos Transportes – Departamento Ferroviário (1869 – 1971). São Paulo, 2014.
Listagem de documentos anexas aos termos de recolhimento do ... »
Pontos de acesso
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
2018